Edição #11

Palavra do Presidente

João Batista de Oliveira

João Batista de Oliveira

Prestar serviço a uma entidade é muito mais do que um gesto voluntário, é contribuir com a comunidade, com o crescimento das empresas e com o esforço de quem paga impostos e trabalha dignamente em favor do progresso deste país. A busca pelo bem coletivo e o desenvolvimento da sociedade como um todo é o que move milhares de pessoas.

Felizmente faço parte desse grupo e tive o privilégio de conduzir a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu nos últimos dois anos. Presidir uma entidade como essa, em uma cidade espetacular e única como a nossa, foi uma grande responsabilidade, da qual vou orgulhar-me para sempre.

Agradeço a todos os diretores e conselheiros que, assim como eu, prestaram voluntariamente sua valorosa contribuição à ACIFI. Agradeço a todos os colaboradores, desde o Dimas, na Diretoria-Executiva, até a Clair, que prepara o cafezinho, os quais nunca pouparam esforços para que a ACIFI fosse cada vez melhor.

O meu sincero obrigado a todos os parceiros na prestação de serviços e na criação de benefícios, principalmente Itamed, Sicoob e Nutricard, que são importantes empresas e entidades da nossa cidade. Meus agradecimentos também a todos aqueles que têm o associativismo no DNA.
Momento tão especial como esse nos faz lembrar que a história da ACIFI não é construída por ações, projetos ou documentos, mas por pessoas. São homens e mulheres que, além de cuidar de suas famílias e manter vivos seus empreendimentos, gerando empregos e renda, dedicaram seu tempo ao associativismo.

A ACIFI vem sendo construída há 65 anos com muita ação e com muita visão, tijolo a tijolo. O trabalho voluntário de seus 22 presidentes e seus diretores, desde Pedro Basso até a diretoria atual, contribuiu para o resultado extraordinário que estamos vivendo. Mais serviços com rentabilidade recorrente, mais benefícios e mais representatividade. Isso se deve ao empreendedorismo e à capacidade de adaptação aos ciclos econômicos que nossa cidade e nosso país atravessaram em mais de seis décadas.

Quando a entidade implantou o Capacitar, sistema de gestão alemão para instituições do terceiro setor, e logo em seguida com a implementação das normas ISO 9000, nossa entidade deixou de ser reinventada a cada troca de presidente. Dessa forma a ACIFI obedece a um sistema de melhoria constante que aponta ações em curto, médio e longo prazo.

Minha gratidão a todas as entidades que, junto com a ACIFI, somam forças pelas boas causas da nossa cidade e do nosso estado. Além das instituições ligadas ao turismo e ao comércio, entre elas o Sindilojas, temos o Codefoz e o Programa Oeste em Desenvolvimento, que desenvolvem um trabalho fantástico e agregam todos os segmentos da economia regional.

Esse esforço conjunto pode alavancar ações e estratégias capazes de induzir o desenvolvimento sustentável, gerando cada vez mais empregos e renda para nosso Brasil.

Entendo que além de buscar o desenvolvimento das empresas e da região por meio da prestação de serviços, temos a missão de mudar um sistema que está totalmente atrofiado e inadequado e que compromete o futuro do país.

Diante de um quadro tão desfavorável não é permitido omitir-se. Acredito que estamos em uma troca de ciclos que implicará uma mudança no papel do Estado no Brasil e que a indutora do desenvolvimento deverá ser a sociedade organizada, não o Estado. Para isso devemos trabalhar duro, mudar conceitos e quebrar paradigmas.

Mesmo diante desse cenário nebuloso na economia e na política, vale lembrar que a região oferece oportunidades que não encontramos em outros lugares. A mesma desvalorização do real que pune alguns setores favorece outros, portanto devemos ficar atentos com ações e orientação aos nossos associados.

Desejo ao colega Leandro Costa, que me sucede, tudo de positivo e de melhor em sua gestão. Sei que ele reúne todas as condições para assumir a presidência, aplicando seu estilo, ideias e projetos sempre com sabedoria. O sucesso de Leandro tornará a ACIFI ainda mais dinâmica e bem-sucedida!

João Batista de Oliveira, presidente da ACIFI – 2014/2016

COMPARTILHAR: