Edição #2

Empresa de Foz investe em novo modelo de produção para se destacar no mercado

Com a ajuda do Sebraetec, empresários apostam em inovação para conquistar mais clientes e aumentar qualidade dos produtos

A relação entre a demanda e a oferta é fundamental para os negócios. Muitas vezes, resolver essa questão envolve mudanças radicais, mas quem quer ampliar e conquistar mercado não pode ter receio de tomar decisões. Foi assim com o empresário Henrique Zarate, que, depois de anos trabalhando como funcionário de uma grande empresa, decidiu mudar de cidade e de função. Ele mergulhou na pequena empresa que a mulher tinha iniciado e fez mudanças.Sebrae (1)1

Depois de trabalhar alguns anos no México, Henrique voltou para o Brasil e continuou como funcionário de uma empresa privada. A mulher, no entanto, decidiu fazer cursos de artesanato e quando ficou grávida fez o próprio enxoval da filha. O enxoval personalizado chamou a atenção das amigas, que passaram a fazer encomendas. O casal deixou a capital paranaense em busca de um local mais tranquilo para a família e se mudou para Foz do Iguaçu.

Em Foz, Henrique continuou trabalhando em empresas, mas com as encomendas de enxovais personalizados crescendo resolveu investir no negócio da família. No início, ambos apostaram nos enxovais para bebês, porém as encomendas foram crescendo; e o público, aumentando. Para atender à demanda, Henrique investiu na confecção de enxovais generalizados, focando mais na qualidade do que na personalização.

Essa foi também uma das indicações da consultoria do Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia, uma iniciativa do Sebrae que tem o apoio da ACIFI, para ampliar a empresa, já que o produto personalizado não oferece tantas perspectivas de crescimento. De olho no futuro e na abertura de franquias, Henrique adotou um novo modelo de produção. Para isso, mais do que focar no produto, aumentar a produção generalizada e reduzir a personalização, foi preciso também melhorar a gestão, o planejamento e o processo produtivo.

“Arrumamos a empresa internamente, estruturamos nossa loja e logo já conseguimos abrir outras lojas com o mesmo padrão de qualidade”, conta Henrique. Atualmente, a empresa – que começou dentro de casa – já tem um galpão próprio para a confecção e lojas em Foz do Iguaçu, Cascavel e Santa Catarina. A qualidade, claro, foi mantida, o que vem rendendo negociações para produzir com grandes marcas.

“Nós entendemos que antes de pensar em crescer é preciso estruturar-se internamente. E não dá para fazer tudo sozinho, uma consultoria especializada é fundamental”, diz o empresário. A consultoria estruturou os processos internos, propôs um novo layout para as lojas e treinamento para as equipes de venda. Além disso, foi também necessário estruturar o controle de estoque. “Para crescer, é preciso ter capacidade produtiva para atender à demanda.”

Sebraetec
TEC_02_InovacaoTornaasdfgPegnG550x300O Sebraetec é um instrumento do Sistema Sebrae que permite às empresas demandantes, por meio de subsídios de até 80%, acesso a conhecimentos tecnológicos existentes na infraestrutura de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), visando à melhoria de processos e produtos e/ou à introdução de inovações nas empresas ou no mercado.

O funcionamento é simples. Caso uma empresa possua uma necessidade ou problema tecnológico, deve procurar o atendimento do Sebrae/PR e conversar com um dos consultores, que preencherá um formulário com a descrição dessa necessidade de serviços tecnológicos.

De acordo com a necessidade, a solicitação será enquadrada e, por escolha da empresa, encaminhada a uma instituição tecnológica ou empresa especializada credenciada pelo Sebrae/PR, para detalhamento do projeto e orçamento. A aprovação do projeto será feita pela empresa e pelo Sebrae/PR.

Mais informações, acesse www.sebraepr.com.br/sebraetec.

COMPARTILHAR: