Reformas e construções estão nos planos de 33% dos iguaçuenses
Trocar o piso da cozinha, construir um banheiro novo, pintar a sala ou ampliar a casa. Grandes ou modestas, as reformas e a construção estão nos planos de 86 mil iguaçuenses em 2015, conforme pesquisa do instituto Ipsos Marplan, encomendada pela RPC TV
De uma pequena reforma como a troca do piso ou cobertura da garagem à construção de um imóvel estão nos orçamentos de gastos para os próximos 12 meses. De acordo com o levantamento do Instituto Ipsos Marplan, encomendado pela RPC TV, mais de 86 mil pessoas pretendem construir ou reformar. Isso significa que em 2015, muitos lares devem passar por algum tipo de reparo, movimentando o comércio de materiais de construção da cidade. Dados do IPC Maps – ferramenta que mapeia o índice de potencial de consumo – indicam que em 2014, os gastos em materiais de construção em Foz do Iguaçu foram superiores a R$ 361 milhões.
Os destaques do setor de materiais de construção fazem parte da série de reportagens da Revista ACIFI sobre a pesquisa que fez o mapeamento das vocações econômicas de Foz do Iguaçu. Além de entender o comportamento demográfico da população, a pesquisa mostrou hábitos da população, o que ela deseja consumir e o que influencia suas decisões no momento da compra.
A pesquisa mostra ainda que 66% desses investimentos serão feitos pela classe C, 31% pelas classes A e B e somente 3% pelas classes D e E. Os homens representam a maioria desses consumidores: 55%. A intenção de compras identificada pela pesquisa aponta que 58% são para azulejos e pisos, 48% para tintas e vernizes e 20% para louças e metais sanitários.
Outro dado importante sobre o perfil de compra é que as pessoas que pretendem construir ou reformar nos próximos 12 meses dão uma atenção significativa aos gastos. Do total, 73% gostam de visitar várias lojas antes de comprar e 80% são muito cuidadosos com o dinheiro. Uma grande quantidade desses consumidores (84%) é influenciada pela televisão para formar sua opinião sobre os produtos que deseja.
O gerente-geral da RPC TV Foz do Iguaçu, Daniel Michelazzo, afirma que ao conhecer quem é seu cliente, as empresas têm como adequar seus negócios para atendê-lo melhor. “O consumidor está mais exigente e precisa de orientações mais adequadas, por isso as lojas têm de oferecer bom atendimento, qualificação profissional e logística apurada para garantir a entrega no prazo”, enumera Michelazzo.