Edição #1

Cooperativismo: a chave para o desenvolvimento das comunidades

Sicoob-foto Jean Pavão (2)A responsabilidade social do Sicoob Três Fronteiras não se restringe apenas aos diversos produtos e serviços oferecidos enquanto instituição financeira, com taxas e juros mais baixos. Ela segue princípios cooperativistas e vai muito além, pois se preocupa com a educação e os interesses da comunidade.

A cooperativa de crédito também desenvolve e apoia campanhas que beneficiam instituições e projetos, entre eles o Outubro Rosa, arrecadação de gelatina para pessoas que estão em tratamento contra o câncer; agasalhos e alimentos. A cooperativa está presente na Biblioteca Comunitária Digital – instalada no CAIA do Porto Meira; nas palestras de educação financeira e cooperativista e de ações como o Programa Cooperjovem, que beneficia todos os personagens envolvidos com o ambiente escolar, incluindo professores, alunos e pais.

O Cooperjovem, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), oferece formação continuada dentro dos princípios e valores cooperativistas aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, por meio de formação continuada gratuita para professores, educadores e técnicos de cooperativas. No Paraná, o programa já capacitou mais de 500 professores de 41 municípios.

Em abril, o programa chegou a Foz do Iguaçu e levou informação para cerca de 60 professores da rede municipal por meio da parceria firmada entre o Sicoob Três Fronteiras e Instituto Sicoob, com o apoio da Secretaria Municipal da Educação e do Núcleo de Tecnologia Municipal da Educação.Opção 02 Cooperjovem

Eles aprendem com outros professores a importância de levar o tema cooperativismo para a sala de aula. “Precisamos ensinar às crianças desde cedo a cooperar para que consigam realizar em conjunto o que não se consegue sozinho”, destaca a instrutora Izabel Calsavara.

As dinâmicas mostram que cooperar significa trabalhar em conjunto para um bem comum, em que cada um desempenha um papel fundamental. Levando em conta que é preciso conhecer o outro para que seja possível enxergar a habilidade de cada um e agregá-la ao todo. “Esse projeto contribui para melhorar o comportamento dos alunos por meio da cooperação. É importante que o Cooperjovem ultrapasse os muros da escola, atenda toda a comunidade”, observa a representante do Sescoop-PR, Fabiane Gawlak. Novas turmas do Cooperjovem serão formadas nos meses de agosto e novembro.

 

Resultados compartilhados
No início deste ano, o Sicoob Três Fronteiras distribuiu R$ 2,6 milhões de resultados entre os seus cooperados — de acordo com a movimentação financeira de cada um. A distribuição em conta corrente refletiu e reforçou os propósitos da cooperativa de difundir o cooperativismo de crédito e de contribuir com o crescimento da região. O mérito de ser a cooperativa com o maior percentual de cumprimento de meta orçada em resultado e maior percentual de cumprimento de meta orçada em rentabilidade sobre o Ativo Total Médio do estado também foi motivo de orgulho para os quase cinco mil associados espalhados pelas cidades de Foz do Iguaçu, São Miguel, Medianeira, Matelândia, Missal e Santa Terezinha de Itaipu.

Entrega do cheque - AGO (Foto  Marcos Labanca)Fundado em 2002 por um grupo de empresários da ACIFI, o Sicoob Três Fronteiras hoje é reconhecido pela excelência no atendimento. A cooperativa está expandindo sua área de atuação com a abertura de novos pontos de atendimento. Nos próximos meses, o Sicoob chegará a Missal, Santa Terezinha de Itaipu e terá mais uma unidade em Foz do Iguaçu, na Av. República Argentina. Já a agência da Vila Portes está passando por uma reforma para melhor atender aos seus cooperados.

COMPARTILHAR: