Centro Ótico: Após capacitações, o e-commerce e a nova loja
“O Centro Ótico iniciou suas atividades em abril de 1999. Com o passar dos anos, identificamos desafios principalmente na área de gestão. Como qualquer empresa familiar, as definições de competências, processos e sistemas não são claras, e é muito comum o particular invadir o empresarial. Outro desafio importante foi na área de comunicação, porque não tínhamos nenhuma ação neste sentido.
Em 2003, percebemos a necessidade de promover ajustes através de treinamentos e capacitação realizados pelo Sebrae. A partir deste momento, estabelecemos uma parceria muito produtiva com a participação em inúmeros programas de capacitação para o varejo, tais como Varejo Mais 1 e 2, Empretec e Prêmio Sucesso Empresarial.
As capacitações foram fundamentais para implantação do controle de qualidade e estoque, bem como satisfação e fidelização do cliente. Dentro deste novo conceito de administração, transformamos o espaço físico da nossa loja e também implantamos o fluxo financeiro, programa de capacitação, parcerias com fornecedores, investimento em automação e melhoramos os processos de comunicação com nossos clientes.
Quando se passa a trabalhar dentro desta metodologia, os processos e sistemas nunca param. Sempre haverá desafios, e cabe ao empreendedor ter a atitude necessária para conduzir os negócios. De imediato conseguimos definir competências de gestão, ajustamos nosso fluxo de caixa e, no decorrer do processo, fomos estabelecendo parcerias estratégicas.
Mais recentemente investimos em equipamento para tomada de medidas dos óculos, equipamento de montagem que nos trouxe dinamismo e maior precisão técnica. Podemos destacar ainda como resultados a implantação do nosso e-commerce (www.centrooticofoz.com.br) em 2015 e a inauguração da nova loja no Shopping Catuaí Palladium em 2016.”
Carlos Antônio Moretti Michelon é sócio-proprietário do Centro Ótico.
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