Inspirador: A superação dos empresários de Foz
Todo empresário passa por momentos cruciais várias vezes em sua vida profissional. Em Foz do Iguaçu não é diferente. São barreiras, problemas de gestão e dúvidas que dificultam o crescimento do negócio. Para complicar ainda enfrentamos um cenário adverso na economia, com os governos nacional, estadual e municipal atrapalhando a expansão da iniciativa privada.
Diante de tanta dificuldade, a primeira reação seria reclamar e até mesmo desistir do empreendimento. Afinal para que insistir? Para que lutar para deixar os impostos e obrigações sociais em dia, enfrentando alta carga tributária? Como lutar contra tanta falta de incentivo e burocracia? Ser empresário no Brasil é um ato insano, dizem algumas pessoas em tempos de revolta.
Essas observações têm a sua verdade. Contudo há muita gente de fibra transformando a dificuldade numa oportunidade de superação empresarial. Homens e mulheres que preferiram enfrentar os problemas de frente, encarando os limites internos de suas empresas e os desafios externos para reinventar a forma de conduzir os seus negócios na cidade.
A Revista ACIFI selecionou dez histórias empresariais de superação de obstáculos. Mais do que isso. Os empreendedores perceberam que não adianta fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes; ainda que com muito suor em jornadas extensas de trabalho, abrindo e fechando a empresa de segunda a segunda.
São associados que melhoraram a gestão após participar de cursos, palestras, programas, workshops, entre outros tipos de capacitações. Também contrataram consultorias especializadas nas áreas em que sua empresa necessita e eles não dominam, afinal a assessoria especializada custa mais barato e é muito mais eficiente.
Muitos deles encontraram soluções ao trocar experiências com colegas do setor nos núcleos do Programa Empreender, desenvolvido pela ACIFI em parceria com a Faciap. Entre os relatos também se destacam as capacitações ofertadas por outro grande parceiro da ACIFI, o Sebrae Paraná.
Ao publicar os depoimentos desses dez micros, pequenos e médios empresários, de diferentes regiões do município, esperamos inspirar os empreendedores iguaçuenses a reavaliar seus negócios nessa virada de ano para começar 2018 com gás total. Boa leitura!
REPORTAGEM COMPLETA
Inspirador: A superação dos empresários de Foz
Sandrin Planejados: Autonomia e nova loja para crescer
Salgados Bela Vista: O aprendizado não tem preço
Ar Clima Refrigeração: Queríamos sair da zona de conforto
Intervidros: Programa de Aceleração Empresarial na hora certa
Mulinari Cabeleireiros: A importância do associativismo
Centro Ótico: Após capacitações, o e-commerce e a nova loja
Rimel Store: Dedicação total ao cliente
Innova: Mão de obra fabril formada em casa
Salto Alto: Delivery de calçados aumenta vendas
Bahia’s GYM: Academia constrói equipamentos como diferencial