A cidade dos eventos
O Destino Iguaçu tem demonstrado seu potencial na captação e realização de congressos, feiras, entre outros, destacando-se no setor
É pouco provável que alguém tenha deixado de ouvir sobre Foz do Iguaçu e seus atrativos, isso mesmo em outros países pelo mundo. Mas vivenciar essas belezas, conhecer um dos mais espetaculares cenários da natureza (Cataratas do Iguaçu) e comprovar a magnitude de uma das maiores obras feitas pelo homem (Itaipu Binacional) ainda podem ser novidade para alguns.
Nos últimos anos, a cidade vem especializando-se em conquistar, cada vez mais, um público que é apontado pela Embratur como um dos mais rentáveis para as economias locais: o turista de negócios. A cidade está estrategicamente localizada entre dois países e tem diversos atrativos naturais e culturais, além de uma infraestrutura propícia para a realização de eventos dos mais diferentes tipos.
Com essa vocação, já são realizados aproximadamente 600 eventos por ano, quase dois ao dia. Os destaques ficam com os setores médico, científico, tecnológico, industrial, educacional, esportivo e de agrobusiness.
Mesmo sendo uma cidade de médio porte, Foz do Iguaçu já desbancou verdadeiros gigantes em captação. Aliando seus atrativos a uma moderna infraestrutura e a uma consistente política de apoio ao setor, o município vem ganhando espaço a cada ano.
Foz do Iguaçu possui um centro de convenções e aproximadamente dez hotéis considerados ideais para receber eventos, o que soma mais de 85 mil m² e a transforma em um destino propício para receber feiras, congressos, seminários, entre outros, de pequeno, médio e grande porte.
Com essa infraestrutura bem dimensionada, a cidade foi profissionalizando-se e já possui uma variada gama de profissionais e empresas prestadoras de serviços para o segmento. São equipamentos da mais alta qualidade e tecnologia de ponta, desde iluminação e projeção, sonorização, móveis e montagem de estandes até boas opções em empresas organizadoras de eventos, fundamentais para garantir o sucesso de cada um deles.
Visibilidade
De acordo com o último ranking da International Congress and Convention Association (ICCA), entidade que classifica as cidades e países que mais recebem eventos internacionais, Foz está entre os cinco municípios brasileiros mais procurados. Um dos fatores que contribuem para essa colocação é a sua localização privilegiada na América Latina, proporcionando mais facilidade para o público do continente participar, além do seu excelente parque hoteleiro.
O trabalho especializado desenvolvido pelo Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB) também é responsável por essa colocação de destaque. Em 2014, o ICVB decidiu investir mais no segmento e ampliar o foco na captação de eventos. Com essa intenção, a entidade desenvolveu e implantou a Política de Apoio a Eventos, um conjunto de regras que determina as ações de apoio desenvolvidas pelo instituto na captação, promoção e realização de congressos, feiras, seminários, entre outros, incentivando profissionais e priorizando eventos de maior interesse para a região.
Com a criação dessa política, cada entidade, mantenedores associados e representantes de empresas recebem tratamento igualitário e com critérios claros, o que facilita e padroniza o trabalho junto aos responsáveis pelas escolhas das cidades sedes dos eventos. A atitude do ICVB gera uma aproximação maior com as entidades promotoras e empresas organizadoras, e dá transparência a um processo que pode ser classificado com um “namoro” entre Foz do Iguaçu e o evento. Dessa forma, o instituto ajuda a consolidar a cidade como sede de importantes feiras ou congressos, por exemplo, que movimentam toda a economia da região.