Eleições municipais terão a identificação biométrica de eleitores
“A revisão do eleitorado na comarca de Foz do Iguaçu proporcionará eleições que efetivamente refletirão a vontade daquelas pessoas que têm sua vida e interesses nos municípios de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu. Além disso, é a necessária preparação para um marco histórico, pois faremos as primeiras eleições com autenticação biométrica do eleitor. Para tanto, durante a revisão eleitoral, a Justiça Eleitoral coletou os dados biométricos dos eleitores da comarca, como as impressões digitais, foto em padrão internacional e cor de cabelo. Assim, garantiremos eleições mais seguras, evitando qualquer possibilidade de fraude na identificação do eleitor no dia da eleição.
No período da revisão eleitoral, a Justiça Eleitoral proporcionou uma grande estrutura de atendimento ao eleitorado, com 75 guichês para atendimento simultâneo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Ainda se prestou atendimento em alguns sábados, para melhor atender aquelas pessoas com dificuldades de comparecer durante os dias úteis da semana.
Houve possibilidade de agendamento de dia e horário de atendimento pela internet, o que possibilitou um atendimento célere e de qualidade. Montou-se um posto avançado em Santa Terezinha de Itaipu, com 15 guichês de atendimento simultâneo e possibilidade de agendamento, para atendimento exclusivo dos eleitores daquela cidade, para proporcionar a possibilidade de revisão eleitoral sem que houvesse necessidade de deslocamento até o Fórum Eleitoral em Foz do Iguaçu.
A Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI) também auxiliou nesse processo, proporcionando que a população comparecesse em sua sede para realizar o agendamento para a revisão eleitoral de forma gratuita. Contamos ainda com a colaboração das prefeituras de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu, bem como da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.”
Geraldo Dutra de Andrade Neto é juiz eleitoral diretor do Fórum Eleitoral da Comarca de Foz do Iguaçu e coordenador da revisão eleitoral biométrica