Liderança e Coaching Comportamental
As mudanças ocorrem de qualquer forma, querendo-se ou não, aceitando-se ou não. A diferença é se estamos no comando dessas mudanças, permitindo que elas ocorram com estratégias bem definidas, com cuidado e com o máximo de atenção.
Desta forma podemos ter o poder da escolha, de decisão e da participação ativa no processo de mudança, tanto pessoal quanto naquilo que está a nossa volta, grupos ou equipes.
A mudança positiva e duradoura é o que mais se espera quando se objetiva alcançar mudanças no comportamento.
O líder eficaz e bem-sucedido está aberto e desejoso de melhorar seu desempenho e buscar bons resultados. Sair da zona de conforto e do receio de não dar certo. A liderança não traz somente privilégios, mas, sobretudo, responsabilidades.
A principal responsabilidade de um líder é saber que ao mudar a si mesmo ele será capaz a ajudar no desenvolvimento dos outros, poderá transformar, gerando mudanças positivas e também duradouras em toda a equipe e/ou grupos de trabalho.
Autoconsciência (autoconhecimento) e autogestão (autocontrole) são pilares indispensáveis para uma inteligência emocional mais desenvolvida dentro do campo corporativo.
O líder que direciona sua vontade de mudança de comportamento baseada em identificar suas forças e fraquezas, suas emoções, necessidades e impulsos e tornar-se mais racional, capaz de manter-se autoconfiante e criar ambientes de confiança e equidade, assim terá inevitavelmente, por consequência, a promoção da sua mudança comportamental.
O coaching-executivo ajuda na mudança comportamental dos líderes quando preconiza em sua metodologia dois pontos fundamentais e de partida na efetiva mudança comportamental de um líder: 1) estabelecer quais os comportamentos-chaves que produzirão mudanças mais positivas e o aumento da eficácia da liderança; e 2) estabelecer pessoas estratégicas, chamadas de stakeholders, para ajudar a definir os comportamentos-chaves e acompanhar os processos de mudança, avaliar e dar sugestões e feedback.
É importante lembrar que toda promoção de mudanças só acontece com o desejo inicial, mas também com a interação e vivência entre o que se pretende alcançar e a realidade no dia a dia, ou seja, as experiências reais.
Para obtenção de sucesso nos resultados do processo de coaching de liderança, é necessário que os líderes estejam realmente motivados para a mudança e abertos a conhecer os comportamentos-chaves que deverão buscar.
Os líderes mais bem-sucedidos são executivos altamente comprometidos com o objetivo de se tornarem modelos de desenvolvimento da liderança e de vivência real dos objetivos da empresa, unidos à missão, visão e valores dela.
As principais etapas do coaching de liderança são: envolvimento e determinação do líder submetido ao processo de coaching em buscar o comportamento desejado em sua liderança, escolhendo e definindo junto quais serão os stakeholders que o ajudarão no processo de melhoria.
Definir um plano de ação junto ao profissional coach, daquilo que irá fazer para efetivar a mudança de comportamento, acompanhamento contínuo durante o processo de coaching (etapas de execução), revisão dos resultados junto ao coach e depois junto aos stakeholders (obtenção de feedback), bem como o encerramento do processo com objetivos atingidos.
É importante lembrar, o coaching comportamental é apenas um ramo do coaching, mas é amplamente utilizado. Uma pequena mudança positiva de um líder pode provocar grande impacto. A tentativa de mudar, sendo um agente de desenvolvimento, por si só, poderá ser mais importante do que a própria mudança.
Dionéia Gonçalves, psicóloga e coach.
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