Prêmio Mulher Empreendedora chega à nona edição
A nona edição do prêmio Mulher Empreendedora foi realizada pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, por meio da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Paraná (CMEG), na noite de 7 de março. O evento reuniu mais de mil mulheres no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu.
Ao todo 23 mulheres receberam a honraria. A empresária Elizangela de Pula Kuhn, da De Paula Contadores Associados e conselheira da ACIFI, foi a escolhida pela CMEG de Foz do Iguaçu para receber o prêmio em 2016. “Fiquei muito feliz, pois me senti representando todas as mulheres de Foz envolvidas na gestão de suas empresas, especialmente daquelas que, além de seus negócios, se envolvem nas entidades e instituições preocupadas com o desenvolvimento de toda a sociedade”, agradeceu.
“Essas mulheres merecem receber esse singelo prêmio, pois trabalham arduamente todos os dias. Todas são especiais, mas as que foram escolhidas pela federação é porque fazem a diferença em nosso estado”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana.
Empoderamento
O tema escolhido para essa edição foi “Empoderamento feminino – a mulher como protagonista da sua história”, abordado pela psicóloga Lígia Guerra. Com a proposta de quebrar alguns tabus femininos, a profissional tratou de assuntos como maternidade, ansiedade, estereótipos de beleza, sexualidade, universo masculino, carreira e relacionamento. Entre os pontos enfatizados por ela, a necessidade de a mulher empoderar-se, já que as maiores provas de descrença no potencial feminino partem, justamente, de outras mulheres.
A palestrante também falou sobre a importância do empoderamento feminino acontecer na base, ainda na educação de meninas. “É preciso mudar o foco. Ao invés de colocar nossas meninas em concursos de beleza, vamos colocá-las em concursos de raciocínio, de ciências, de matemática”, sugeriu.
Guerra concluiu a palestra com uma reflexão sobre a relação entre liberdade, autoestima e empoderamento. “Quando olho para o espelho e gosto do que vejo, isso é liberdade. Quando olho para dentro de mim e gosto do que vejo, isso é autoestima. Quando olho para a minha coragem de assumir riscos e gosto do que vejo, isso é empoderamento.”