Programa Empreender - Unir para crescer
Conselho da Mulher doa R$ 13 mil ao Observatório Social
O Conselho da Mulher Empresária e Executiva da ACIFI repassou R$ 13 mil ao Observatório Social de Foz do Iguaçu. O dinheiro ajudará a manter as atividades da organização, que visa a melhorar a aplicação de recursos públicos e gerar economia ao município. O cheque foi entregue pela conselheira Graci Braga Bergmann à vice-presidente para Assuntos de Controle Social do OSFI, Mônica Doerner.
O Observatório Social nasceu dentro do Conselho da Mulher Empresária e Executiva em 2009, com grande apoio do Conselho Regional de Contabilidade, entre outras entidades. Agora o OSFI quer expandir sua atuação e aumentar seu quadro de colaboradores, por isso precisa de investimento e voluntários. A organização tem em seu planejamento para este ano a realização de workshop, mobilização para atrair novos parceiros, entre outras ações, tudo para aumentar o volume de fiscalização de editais e contratos públicos visando a gerar resultados ao cidadão e contribuinte.
Anuário Iguassu de Comunicação
O Núcleo de Comunicação lançou a primeira edição do “Anuário Iguassu de Comunicação”. O material gráfico traz todas as peças inscritas no 1º Festival Iguassu de Comunicação, realizado no ano passado. A publicação destaca os trabalhos premiados com o Quati de Ouro, Prata e Bronze, além do Grand Prix, nas categorias TV/cinema, imprensa, mídia exterior/guerrilha, promo/design, socioambiental e estudantes.
O anuário traz ainda a ficha técnica de cada peça, incluindo os nomes de profissionais responsáveis pela criação, atendimento, agência, anunciante e aprovação. No total são 64 páginas que abrigam ainda ilustrações de Guilherme Manzi, Helton Nascimento e Tiago Willian de Lima.
A produção tem como diretor de arte Digo Souto (Lew’Lara/TBWA, de São Paulo), um dos idealizadores e coordenadores do evento, realizado em abril de 2015. A primeira edição do FIC trouxe expoentes de grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro para a troca de experiências por meio de palestras, workshops e premiações.
Cojefi na Feira do Empreendedor em SP
A Feira do Empreendedor 2016 do Sebrae-SP, realizada em fevereiro, recebeu, durante seus quatro dias, 130 mil visitantes, um aumento de 28% sobre os 104 mil de 2015 e o maior público de suas cinco edições. O Conselho do Jovem Empreendedor (Cojefi) marcou presença no evento em busca de oportunidade de negócios, capacitações, palestras e orientações voltadas para o empreendedorismo.
Com a taxa de desemprego em alta, consequência da recessão, empreender passou a ser a solução para se obter renda. Na feira, 83,43% dos presentes eram pessoas físicas; e 16,57%, jurídicas, ou seja, um contingente significativo de interessados em se iniciar como empresários. A feira trouxe tendências e novidades nas áreas de empreendedorismo, marketing, finanças, inovação e exportação. “Futuros e atuais empresários encontraram um leque variado e rico em conteúdo para empreender com qualidade”, contou Paloma Nascimento, integrante do Cojefi, ao voltar do evento.
Núcleo de Metalúrgicas no Show Rural
Conhecer as tecnologias utilizadas nos setores produtivos da região é importante para atualizar as tendências de mercado e também para gerar parcerias, por isso o Núcleo de Metalúrgicas fez uma visita técnica ao Show Rural, realizado em fevereiro em Cascavel. Na ocasião os nucleados se reuniram com o coordenador do Núcleo de Inovações Tecnológicas da Unioeste, professor-doutor Camilo Freddy Mendoza Morejon. O professor é do curso de Engenharia Química, no campus de Toledo, e em 2012 foi vencedor do Prêmio Finep de Inovação, com projeto em prol do meio ambiente.