Três Lagoas no caminho para fortalecer economia
A Grande Três Lagoas abriga cerca de 40 bairros e tem mais de 40 mil habitantes. Ao longo dos anos, sua economia foi reconhecida por abrigar transportadoras, empresas de ônibus e revendedoras de peças. Hoje, apesar da distância do centro e de outros bairros, a região começa a consolidar vida própria, sem deixar de manter as conexões com as demais áreas do município. Basta uma passadinha pelas avenidas e ruas para ver seu comércio forte, com potencial para crescer ainda mais.
O desenvolvimento do Três Lagoas tem tudo a ver com mobilidade. Porta de entrada de Foz do Iguaçu, o bairro sempre valorizou a importância da BR-277 para o seu crescimento, mas agora festeja as novas ligações urbanas com outras importantes áreas da cidade. Já é possível acessar a região pelas avenidas Gramado e Angatuba. As recentes melhorias nas duas marginais da rodovia devem facilitar o acesso ao bairro, bem como proporcionar mais segurança aos pedestres.
O progresso, contudo, depende de outros fatores. Os associados da ACIFI ouvidos pela reportagem reivindicam mais presença do poder público. Os empresários, quase todos moradores da zona leste, solicitam a manutenção de escolas, praças, ruas e avenidas, além de mais segurança. É preciso também diversificar a economia local. A inauguração de uma instituição financeira facilitou o acesso aos serviços bancários. Esse é o caminho…
Acquavitalle – Pioneira no mercado
A Acquavitalle fabrica mais de 300 modelos e tamanhos de banheiras de hidromassagem, SPAs, ofurôs, saunas e colunas de banho. Também tem uma linha na construção civil como pisos para boxe de banheiro, caixas d’água, protetores para condicionadores de ar residenciais, entre outros. Outro destaque é a linha ambiental, que agrega equipamentos para tratar efluentes domésticos e para permitir o reuso de água, e cisterna para reaproveitamento de água de chuva.
Localizada na BR-277, a empresa atua no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo. “A partir deste ano, a Acquavitalle passou a contar com uma unidade de montagem atuando no mercado do Paraguai”, conta Paulo Vinício, supervisor de produção da empresa, que possui uma grande rede de revendedores e representantes. Pesa muito para essa expansão o fato de os proprietários serem sócios do Grupo Rede Mídia Exterior, que está em todo o Paraná.
Paulo Vinício explica que a indústria tem forte ligação com o bairro Três Lagoas. Dos seus 32 funcionários diretos, 18 moram na região. Segundo ele, o bairro oferece boa logística com as transportadoras para despachar a produção para outras cidades e estados. A maior dificuldade é a distância das instituições financeiras e o serviço de banda larga precário. “O desenvolvimento depende de infraestrutura. A construção das marginais da BR-277, por exemplo, ajudará muito. Seria muito importante, ainda, uma passarela para oferecer segurança aos pedestres”, completa.
Transpnet – Localização estratégica
Empresa especializada em sistemas de gestão para transportadoras, a Transpnet está no Três Lagoas para melhor atender os seus clientes, cuja maioria está no bairro. O sócio-proprietário, Everaldo Ferreira Gusmão, conta que a empresa tem como princípio fazer atendimentos in-loco, por isso estar próximo dos parceiros é estratégico. “Economiza tempo e dinheiro”, afirma Everaldo, que atua na área desde 1996 e é formado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas, com especialização pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Atualmente a Transpnet possui 11 funcionários, sendo que grande parte mora no bairro. Para o empresário, a contratação de moradores locais é uma forma de valorizar a comunidade. Em sua opinião, o desenvolvimento de Três Lagoas necessita de mais atenção do poder público, que precisa reforçar a segurança e melhorar a infraestrutura dos serviços básicos à população. Já sobre a ACIFI, diz que, graças à associação, faz uso dos benefícios do Sicoob e do plano de saúde Itamed.
O principal produto da Transpnet é o “Smart”, que abrange a gestão operacional, fiscal, financeira, de frota e administrativa (que envolve vários setores, como recursos humanos e estoque). “Com essa ferramenta é possível saber se a frota é lucrativa ou deficitária, saber quanto os veículos consomem de combustível, bem como quantas horas você trabalha com um litro de combustível. Temos um alto nível de fidelização porque a ferramenta e suporte técnico são diferenciados”, revela.
Idisa Veículos – De caminhões a automóveis
A Idisa Veículos iniciou sua trajetória impulsionada pela construção da Itaipu Binacional, na década de 70. De lá para cá, a concessionária da Mercedes-Benz expandiu os negócios para todo o Extremo-Oeste, do Parque Nacional do Iguaçu a Guaíra, com lojas em Foz do Iguaçu, Medianeira e Marechal Cândido Rondon. Em breve, a empresa também abrirá uma loja de venda e assistência técnica de automóveis Mercedes-Benz, Peugeot, Citroën e Nissan no centro do município.
O sócio-proprietário da Idisa Veículos, Danilo Vendruscolo, destaca que, em Foz, a maioria dos funcionários é do Três Lagoas por um motivo simples: para prestigiar a comunidade. A equipe é formada basicamente por funcionários que foram contratados a partir de processo de seleção com alunos do Colégio Estadual Arnaldo Busato, localizado na Avenida Araucária. “Três Lagoas ainda tem uma independência de outros bairros e do centro. É preciso fortalecer o comércio através de palestras e mobilização”, afirma.
O empresário ressalta que as melhorias nas marginais da BR-277 ajudarão no desenvolvimento do bairro. “Muitas empresas deixaram de se instalar aqui porque não tinham acesso. Agora já temos o anúncio de novos empreendimentos, que movimentarão a economia local e criarão novos empregos”, completa. Sobre a ACIFI, frisa que a associação é representante legítima do comércio e tem força para atender às reivindicações dos associados. Além disso, menciona os novos serviços, como nota fiscal eletrônica e certificação digital.
Daiane Modas: Vendas de porta em porta
A microempreendedora individual Daiane Gasparrini é uma pessoa determinada a conquistar seus objetivos. Comunicativa, ama trabalhar com vendas. Ela visita os clientes de casa em casa, inclusive aos sábados e domingos. Atende na região do Três Lagoas, Morumbi, Três Bandeiras, centro e até mesmo no Paraguai. “Eu me dedico muito ao que eu faço”, diz a vendedora, residente na Avenida Gramado.
Em 2013 chegou a abrir uma loja num imóvel alugado na Avenida República Argentina, que ficou aberta por seis meses. Motivo do fechamento? O movimento estava fraco porque o ponto ficava num trecho de fluxo intenso de veículos e pouco de consumidores pedestres. Daiane conta que também amargou altos índices de inadimplência. Hoje, mais precavida, faz uso do SPC da ACIFI. “A associação sempre me socorre e me ajuda muito, sem sombra de dúvidas”, destaca.
Hoje, para garantir produto de qualidade e baixo custo aos clientes, faz questão de viajar para São Paulo em busca de lançamentos. “Procuro trabalhar com o mostruário sempre atual para oferecer peças que agradem meus clientes a preços convidativos. Gosto muito de vender. Junto dinheiro para reinvestir em mercadoria. Próximo passo é melhorar a administração do negócio: separar o dinheiro do próprio negócio e das despesas de casa. Estou me reerguendo e vou conseguir. Meu marido, o Geovane, me ajuda muito nessa caminhada”, informa Daiane.
Eletroval – MEI garante novos clientes
Após trabalhar por vários anos na Itaipu Binacional, na Subestação de Furnas e na Constecca Construções, o capixaba Valteni Geraldo Correa iniciou uma nova fase em sua vida nos anos 90. Na época, o eletricista encontrou no trabalho informal uma alternativa para ganhar dinheiro. Após 13 anos como autônomo, decidiu “virar” microempreendedor individual em 2013 com o objetivo de ampliar as oportunidades de prestar serviços na profissão.
Segundo ele, a clientela aumentou bastante. Além de bons e velhos clientes cultivados ao longo dos anos, sua rede de contatos hoje incluiu construtoras, hotéis, engenheiros e arquitetos. “Tenho mais de 60 pessoas e empresas que confiam e gostam do meu trabalho como eletricista. Clientes de vários bairros e do centro que atendo com meu próprio CNPJ”, ressalta o profissional, que praticamente transporta todas as ferramentas e materiais elétricos em sua picape.
Valteni afirma que agora não precisa mais pedir favor para amigos. “Eu mesmo emito a nota fiscal. Também posso contribuir um pouco mais com meu INSS e reforçar a aposentadoria”, frisa o senhor de 58 anos, morador da Avenida Gramado. Depois da formalização por meio do MEI, o eletricista já tem outros planos em vista: pretende fazer o curso Obra Nota 10, promovido pelo Sebrae em parceria com o Núcleo de Eletricistas, de olho na NR10 (norma regulamentadora para segurança em instalações e serviços em eletricidade).
Estação da Moda – Empresária investe no bairro do coração
A comerciante Sara Geane Costa Ramos tem raízes profundas com o Três Lagoas, onde viveu a infância, a adolescência e a juventude. Após trabalhar anos e anos no Paraguai, resolveu tocar o próprio negócio. Onde? No bairro da sua vida, é claro. Pelos idos de 2010, surgiu a oportunidade de comprar a então já tradicional Estação da Moda, na principal via comercial do bairro, a Avenida João Riccieri Maran. “Eu já comprava na loja quando tinha 15 anos.”
Com muitas amizades e conhecidos na região, a empresária começou a vender bastante, porém acabou oferecendo crédito sem muitos critérios, o que resultou em muitos calotes. Hoje é mais exigente na hora da venda, inclusive no cartão e crediário. “O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) da ACIFI foi importante para diminuir a inadimplência e equilibrar as finanças”, revela a empresária, que também usa a Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor da associação.
Atualmente a Estação da Moda trabalha com tudo de moda adulta masculina e feminina voltada para as quatro estações, além de roupa íntima e esportiva. Sara conta que para fidelizar os clientes tem utilizado as ferramentas digitais, como WhatsApp e Facebook. A cada nova coleção, lá vai a equipe tirar fotos das peças para divulgar nos canais de internet. “Sempre estou atrás de lançamentos e de novidades. A gente busca agradar ao máximo os clientes”, garante.