Edição #11

As melhores ferramentas ajudando você a crescer

ferramentasUma das marcas da gestão é a implantação de serviços, produtos e benefícios transversais que atendam todos os associados. A evolução da ACIFI resultou nos seguintes serviços até maio de 2014: SPC/Serasa, Nota Fiscal Eletrônica, Nutricard, Certificação Digital, Jucepar e consultas e certidões de balcão. Já em relação aos benefícios, os destaques são para o Programa Empreender, Sicoob, Itamed e Garantioeste.

Durante a gestão “Fortalecendo o Associativismo de Resultados”, foram implantados novos serviços e aprimorados os benefícios. Após pesquisa de mercado, a ACIFI buscou e selecionou para você os melhores serviços e convênios de Foz do Iguaçu. O objetivo é oferecer soluções para aumentar os ganhos e aperfeiçoar a gestão dos negócios, além de oferecer bem-estar para todos.

A implantação de novos serviços e benefícios foi fundamental para a ACIFI cumprir as metas de adesão de novos associados, que tem registrado uma curva crescente desde as últimas gestões. Hoje temos mais de 1,1 mil associados ativos. Aliás, a expansão levou a diretoria a reestruturar o Departamento Comercial, com a criação de novas funções e contratação de colaboradores. Tudo para melhor atender você.


Nota Eletronica (1)Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica
Talvez o principal serviço implantado pela atual gestão seja a Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e). O produto atinge os associados de forma transversal, tanto o micro quanto o pequeno, o médio e o grande empresário. Comerciantes, profissionais liberais e empresários destacam a facilidade de uso do serviço 100% on-line, bem como a sua segurança, transparência e eficiência. Outro aspecto unânime é o atendimento prestado pela equipe comercial da associação. Lançado em 2015, o produto ajudou o iguaçuense a cumprir a legislação que tornou a NFC-e obrigatória para todas as empresas do Paraná desde janeiro de 2016.

Revista 1Revista valoriza associados e debate desenvolvimento
Em dois anos, a ACIFI mostrou em sua revista o desenvolvimento e as oportunidades existentes em Foz do Iguaçu, retratando o trabalho dos associados de todas as regiões de nossa cidade. A revista conectou filiados, do centro e dos bairros, de pequeno, médio e grande porte. Unimos ainda mais empresários, profissionais liberais, autônomos e microempreendedores em torno de serviços e benefícios que ajudam a melhorar o resultado e gerar emprego e renda.

Logo - Certidao ImobiliariaCertidão Imobiliária
A Certidão Imobiliária veio para atender quem pretende comprar ou alugar um imóvel de maneira ágil e econômica. Idealizado pela ACIFI, Secovi (Sindicato da Habitação e Condomínios) e Núcleo de Imobiliárias, o serviço oferece menos burocracia para o cliente e mais facilidade para a imobiliária, com simplificação do processo de locação. Isso porque o locatário/fiador não precisará ir ao fórum e/ou cartório para retirar sua certidão negativa, pois terá todas as informações necessárias reunidas em uma única consulta, solicitada no balcão da ACIFI. Outra vantagem é que gera receita para as entidades e para o Núcleo de Imobiliárias.

montagem a partir da pastaRede de convênios
Os benefícios de ser associado à ACIFI vão além dos serviços oferecidos pela entidade. Por meio de convênios, quem é filiado desfruta também vantagens especiais em importantes empresas e prestadores de serviços de Foz do Iguaçu. São descontos em concessionárias e instituições de ensino, de saúde e alimentação, entre outros. A porcentagem é escolhida pela empresa que a oferece. Para participar, basta que a empresa seja associada, esteja com as mensalidades em dia e propicie condições diferenciadas para as demais empresas integrantes da ACIFI.


Serviços engatilhados

A gestão “Fortalecendo o Associativismo de Resultados” deu início à implantação de outras quatro ferramentas a favor do associado. Os serviços passaram por estudo de viabilidade, sendo apresentados, debatidos e aprovados pela diretoria e Conselho Superior Deliberativo. São eles: COB Online, SPC Cartórios, AR Eletrônico e Meu Holerite. A nova diretoria concluirá a formatação dos produtos e os lançará ainda neste ano.

O COB Online é um serviço que surgiu a pedido dos mais interessados em reduzir a inadimplência: os empresários. Dar ao pequeno e microempresário um serviço de recuperação de crédito que realmente atenda à sua expectativa e conheça as dificuldades que os pequenos empresários têm para cobrar dívidas. Já o AR Eletrônico Selo Autêntico transformará seu e-mail comum em um documento com validade jurídica (registrado com prova de autoria, conteúdo e anexos).

O Meu Holerite é o Portal Interativo do RH que veio para simplificar o seu dia a dia. Suas funcionalidades permitem agilizar a comunicação entre colaborador e RH, eliminar etapas da rotina e otimizar processos internos. Também possibilita que os colaboradores acessem seus holerites de folha, benefícios e ponto pela internet a qualquer momento, inclusive de dispositivos móveis.

Por fim, a última novidade é o SPC Brasil Cartórios, um serviço de localização e busca de documentos de cartórios e outras instituições em todo o Brasil. Pela internet, você pode solicitar mais de 60 tipos de documentos com entrega nacional e internacional (como certidão de nascimento, histórico escolar, casamento, protesto etc.). A ferramenta é ágil e tem excelente custo-benefício, além de muita comodidade, afinal buscamos os documentos que estão mais distantes de você.

 

Empreender cria dois núcleos: Sustentabilidade e Coaching

Fotolia_102455043_MO Programa Empreender renovou a equipe e fortaleceu as ações nos últimos dois anos. O resultado foi a criação de mais dois núcleos setoriais: Sustentabilidade e Coaching. Os outros núcleos em pleno funcionamento são: Comunicação, Eletricistas, Imobiliárias, Indústrias de Confecções, Distrito Industrial, Livrarias e Sebos, Metalúrgicas, Tecnologia da Informação, Jovem Empreendedor e Mulher Empresária e Executiva.

Em Foz do Iguaçu, o programa é realizado pela ACIFI, Sebrae e Faciap, atendendo e orientando centenas de empresas e se consolidou como um eficiente meio de fortalecer diferentes setores da economia, além de cultivar o empreendedorismo nas empresas associadas. Na prática, a proposta é unir empresários ou profissionais liberais, tornando parceiros aqueles que antes se viam como concorrentes.


Nova sede

Omoiru (22)A nova sede da ACIFI já começa ganhar forma. Os três andares do edifício já estão com a estrutura principal pronta, bem como a base do Residencial Omoiru, empreendimento idealizado pela entidade via sociedade de propósito específico. O projeto começou a ser viabilizado na gestão da ex-presidente Elizangela Kuhn e teve sua construção iniciada na gestão do ex-presidente Roni Temp, em 15 de janeiro de 2014. Com localização privilegiada no centro da cidade, o edifício terá 20 andares, com 68 apartamentos. A previsão de entrega é 2017.

Recertificação ISO 9001:2008

ISO 9001É próprio à ACIFI o comprometimento da equipe com a qualidade, a melhoria do sistema de gestão e a implementação de ações preventivas. O grande avanço ocorreu na implantação do sistema do Capacitar, em 2008, e na implantação da ISO 9001, em 2011. Ambos foram determinantes para a nossa mudança de mentalidade. A partir daí a associação ganhou um sistema de gestão da qualidade que requer melhoria contínua para sua manutenção. Em 2015, por exemplo, graças aos avanços, fomos recertificados pelo órgão certificador novamente na ISO.

 

Fortalecendo o associativismo

Convenção da FaciapParticipamos de várias entidades, entre elas a Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná) e a Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná). A Faciap é a base centralizadora, na qual são tomadas as decisões importantes a respeito dos serviços prestados na ponta pelas associações nos municípios. Estamos dentro do Oeste em Desenvolvimento, Codefoz, Sicoob, entre outros colegiados. É um privilégio para a ACIFI e para Foz do Iguaçu participar da tomada de decisão e formatação de serviços que depois serão úteis para a nossa economia.

 

Bandeiras macros

viadutoA ACIFI, sempre em conjunto com outras entidades, abraçou várias bandeiras pelo fortalecimento do associativismo e desenvolvimento socioeconômico. A entidade, por exemplo, mobilizou-se contra o aumento do número de vereadores de 15 para 21; reivindicou redução dos custos da Câmara de Vereadores; exigiu a conclusão da trincheira na Avenida Paraná; defendeu a cota de compras de US$ 300; apoiou a mobilização para aumentar número de eleitores; e encabeçou na cidade a campanha nacional de combate à corrupção.

Já em reuniões com autoridades políticas em sua sede ou em audiências públicas, a entidade debateu e posicionou-se publicamente sobre vários assuntos, como a instalação das lojas francas (free shop) na fronteira; a criação da Zona de Processamento de Exportação; a revitalização da Avenida das Cataratas; a redução de comissionados na prefeitura; o alto custo do pedágio; o volume de obras nas rodovias, com foco na não renovação dos contratos de concessão; entre outros temas.

 

Em defesa do associado

reuniao ISSQNO posicionamento e a tomada de ações na defesa dos interesses dos associados estão na pauta diária da ACIFI. Nestes dois anos, a entidade posicionou-se e articulou com órgãos públicos e da iniciativa privada em busca de soluções na raiz dos problemas que afetam a classe empresarial. Entre as questões abordadas estão os procedimentos de desburocratização para liberação de alvarás no município; as contrapartidas do poder público para o aumento do ISSQN em Foz do Iguaçu; a arrecadação municipal; as alternativas para o fechamento da delegacia regional da Receita Estadual em Foz; e a mudança na forma de registro de consumidores inadimplentes no SPC.

 

Apoio ao Codefoz

reuniao ISSQNA ACIFI manteve o apoio firme ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu. Hoje o Codefoz está consolidado como espaço de debate e ação na cidade. Criado por lei municipal em novembro de 2012, o Codefoz tem pouco mais de três anos de existência, mas já conta com forte adesão da sociedade. São mais de 200 representantes de entidades do poder público e da iniciativa privada que dedicam parte do seu tempo para o trabalho voluntário em prol do município, da fronteira e da região. O seu capital social está na união das entidades nas plenárias e no trabalho das 12 câmaras técnicas, sendo que oito delas têm atividades regulares.



REPORTAGEM DE CAPA: União, força e crescimento

João Batista de Oliveira avalia gestão frente à ACIFI, e Leandro Costa assume a presidência com o compromisso de ampliar ações e projeto.

Entrevista João Batista de Oliveira: “ACIFI para todos”

Prestação de contas: As melhores ferramentas ajudando você a crescer

Entrevista Leandro Teixeira Costa: “Juntos, mudamos a realidade!”

Conselho Superior Deliberativo destaca avanços da ACIFI

COMPARTILHAR: