Empreender prioriza geração de negócios
O Empreender aperfeiçoou as ferramentas para o desenvolvimento das micros, pequenas e médias empresas, profissionais liberais e microempreendedores individuais de Foz do Iguaçu. O grande salto do programa neste ano foi definir que toda e qualquer ação tenha essencialmente foco na geração de negócios. Esse é o objetivo prioritário. Tudo deve ser feito com a certeza de retorno garantido.
Para concretizar a meta, os nucleados estão seguindo a nova linha de trabalho, que consiste em elaborar planejamento estratégico para dois anos (antes era anual), com no máximo quatro ações macros (antes passavam de dez em alguns casos). O alinhamento se fez necessário após análise em oficinas que constatou muita energia dispersada ao longo de 2015.
Dessa forma, os nucleados precisam responder a quatro perguntas para melhor definir o rumo a ser trilhado nos próximos anos, explica o consultor do Empreender Francisco Namiuchi. Os nucleados precisam responder: como está a gestão?; quais são as oportunidades e para onde vou?; como evoluir em conjunto via associativismo?; e como evoluir promovendo o desenvolvimento local e sustentável?
“Essa sugestão teve como objetivo inspirar os empresários a praticar o planejamento com visão para um tempo maior, no caso dois anos. Isso leva também a repensar sobre como o núcleo/empresa está e como ela deve estar preparada e em condições para alcançar seus objetivos ao final desse período. As ações de dois anos têm este intuito, de prepará-los para atingir resultados em dois anos”, diz Namiuchi.
Atualmente, são mais de 120 pessoas jurídicas organizadas em núcleos na ACIFI. Entre as ações mais comuns estão capacitações, participação em feiras, organização de eventos, integração, divulgação e fortalecimento de centrais de negócios, promoção de visitas técnicas, realização de pesquisa de mercado, prospecção, busca por sustentabilidade e recursos, adequação de leis e compras coletivas.
O Empreender – Em Foz do Iguaçu, o programa é realizado pela ACIFI, Sebrae e Faciap, atendendo e orientando centenas de empresas. Ele consolidou-se como um eficiente meio de fortalecer diferentes setores da economia, além de cultivar o empreendedorismo nas empresas associadas. Na prática, a proposta é unir empresários ou profissionais liberais, tornando parceiros aqueles que antes se viam como concorrentes.
O Empreender possui 12 núcleos em pleno funcionamento. São eles: Comunicação, Eletricistas, Imobiliárias, Indústrias de Confecções, Distrito Industrial, Livrarias e Sebos, Metalúrgicas, Tecnologia da Informação, Jovem Empreendedor e Mulher Empresária e Executiva, Sustentabilidade e Coaching. Os dois últimos foram criados neste ano. Veja por que eles foram criados no texto ao lado.