Edição #11

O caminho das franquias

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Abrir uma franquia é uma excelente opção para quem quer ter o seu próprio negócio. Um dos motivos é a estrutura de suporte e treinamento oferecida, a fim de operar uma marca reconhecida no mercado. O franqueado pode contar com o apoio de quem já dispõe de plano de expansão e conhece o perfil dos clientes e de seus produtos, além de deter informações sobre o processo de produção, distribuição e venda.

É importante pesquisar e buscar o máximo possível de informações antes de optar pela melhor franquia para o seu perfil. Para auxiliar na escolha, aqui estão algumas dicas da Associação Brasileira de Franchising.

ícone-1 (2)1. Pesquise

Ao conhecer uma franquia e avaliá-la como boa oportunidade, não deixe de procurar mais informações sobre a trajetória da empresa. Pesquise sobre o histórico dos criadores da rede: eles têm experiência em franchising e no ramo de atuação de suas empresas? Se não, talvez seja melhor pensar duas vezes.

ícone-1 (3)2. Converse com franqueados

Fale com quem investiu na rede que está nos seus planos. Pergunte o que acham do ramo de atuação no mercado como um todo, da quantidade de trabalho e, principalmente, se a franquia rende o que foi prometido.


ícone-1 (4)3. Escolha filiados à Associação Brasileira de Franchising

A ABF é uma das principais entidades de franchising, mas as redes só se filiam se quiserem. A associação aceita apenas franquias que obedecem a determinados parâmetros qualitativos, jurídicos e éticos.

 

ícone-1 (5)4. Procure quem cobra menos taxas

O investimento inicial engloba a taxa de franquia e os custos para encontrar e reformar um imóvel, ter um estoque, entre outros detalhes. No entanto, uma parte das redes isenta o empreendedor da taxa.

 

ícone-1 (1)5. Escolha setores promissores

Segundo a ABF, os mercados mais promissores das franquias são os de educação (com negócios de reforço escolar, por exemplo), cuidado com idosos, serviços (como os de limpeza e reforma) e estética.


Analise a viabilidade financeira da franquia
Antes de aderir à franquia é preciso analisar os aspectos financeiros do negócio, ou seja, como vai ganhar dinheiro e qual a evolução desse ganho, ou qual a necessidade de capital de giro até o empreendimento começar a gerar resultados.

Muitos candidatos a uma franquia têm uma afinidade forte com o negócio e pouca habilidade com cálculos financeiros. A recomendação é que esse tipo de interessado procure um especialista, um profissional que possa assessorá-lo fazendo uma análise sem o fator emoção envolvido, pois a consequência dessa não avaliação é a desmotivação já nos primeiros meses de operação e, consequentemente, a tendência em culpar o sistema de franquia ou o próprio franqueador pelo fracasso do negócio.

Para uma análise simples e segura, o candidato deve conhecer:

– Valor do investimento inicial;

– Projeções de resultados, mês a mês por período não inferior ao prazo de retorno de investimento, divulgado pelo franqueador: receitas, custo da mercadoria vendida, impostos, despesas operacionais;

– Quadro de pessoal e custos com salários e encargos;

– Evolução do fluxo de caixa, necessidade de capital de giro e ponto de equilíbrio.

Na análise financeira leve em conta o valor do ponto comercial, quando for o caso. E avalie se os ganhos projetados atendem às expectativas de ganhos em relação ao investimento.

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