ACIFI e Sebrae/PR firmam parceria para desenvolver empresas integrantes dos núcleos do Empreender
Por Juliana Dotto
A partir de agosto, empresários integrantes dos núcleos setoriais da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI) terão acesso gratuito à programação específica de capacitações do Sebrae/PR. A agenda é fruto do fortalecimento da parceria entre o Sebrae/PR com a nova gestão da ACIFI, que tomou posse no fim de maio.
De acordo com o consultor do Sebrae/PR Julio Cesar Andrade, oferecer condições de desenvolvimento para as empresas é um objetivo comum entre as entidades. “Essa proposta junto à nova diretoria vem dar continuidade à parceria já existente entre as duas instituições, que têm como foco melhorar a competitividade das empresas locais”, destaca.
Para ele, o importante é atender às demandas dos empresários em relação à gama de soluções em treinamentos que o Sebrae/PR apresenta. “Além do ganho direto no empresariado, a parceria também reflete no fortalecimento da própria associação, que detecta os gargalos de crescimento dos núcleos e transforma em ações para o desenvolvimento”, assinala Andrade.
Leandro Costa, presidente da ACIFI, enfatiza a importância de fornecer embasamento técnico e de gestão aos associados. “É importante poder contar com a parceria do Sebrae, uma instituição que tem muito a agregar à ACIFI. Estamos formatando uma agenda em conjunto com os núcleos para que haja um maior aproveitamento por parte dos empresários”, comenta.
Ao todo são 12 núcleos setoriais ligados ao Programa Empreender na associação, e todas as empresas integrantes poderão ser beneficiadas com a parceria. “Já acertamos uma primeira capacitação, que acontece em agosto, e tem como foco a organização de eventos. Ela está sendo fomentada pelos núcleos de Comunicação e da Mulher de Negócios”, frisa o consultor do Empreender da ACIFI, Francisco Namiuchi.
Para setembro, a previsão é uma oficina tecnológica na área ambiental, que deve versar sobre como utilizar-se da destinação adequada dos resíduos sólidos para obter vantagem competitiva às empresas. “Essa é uma demanda vinda no Núcleo de Sustentabilidade, que está à frente de replicar o convite às empresas nucleadas”, complementa Namiuchi.
A agenda ainda está em fase de construção, e os calendários serão divulgados conforme o fechamento de datas e locais. “Também temos um encontro de negócios planejado para setembro. Será uma oportunidade de integração para que empresários de núcleos diferentes possam conhecer novas oportunidades”, explica Julio Andrade, do Sebrae/PR.
Outra temática que deve ser explorada no formato de oficina tecnológica é sobre e-commerce. “Esta também foi uma demanda levantada com os núcleos. Porém o calendário não está ‘engessado’ e contamos com a contribuição dos nucleados e coordenadores de núcleos sobre as possibilidades de capacitações”, afirma Francisco Namiuchi.
Sebraetec
Para reforçar a parceria, o Sebrae/PR também vai disponibilizar recursos do Sebraetec para subsidiar e fomentar ações de inovação e tecnologia das empresas. “Temos previsto cerca de R$ 60 mil a ser destinado a soluções de inovação e tecnologia. Contudo o empresário interessado precisa entrar com o pedido o quanto antes, pois as ações de inovação precisam ser colocadas em prática até novembro”, sinaliza Julio Andrade.
Caso haja o interesse de obter o subsídio, o empresário deve entrar em contato com a coordenação do núcleo setorial ou do Empreender e retirar o formulário de pedido.
Eventos
O curso de Gestão de Eventos – Como Organizar Eventos será realizado nos dias 18 e 19 de agosto, das 8h às 18h, no escritório do Sebrae/PR de Foz do Iguaçu, que fica na Rua das Guianas, n.º 151, no Jardim América. Entre os tópicos a serem debatidos, estão a contextualização de eventos, como eles se classificam, quais são os tipos de eventos até as fases do planejamento à avaliação.
A capacitação será ministrada pela instrutora Giselle Bruno Grando e também deve trazer como foco as relações de investimento e captação de recursos para eventos, bem como o aprendizado sobre cerimonial, protocolo e etiqueta, além da gestão de eventos para o terceiro setor.