Edição #12

Revitalizada, Ponte da Amizade conecta o desenvolvimento de Foz do Iguaçu

O ministro dos transportes entregou as obras e anunciou apoio a projetos para Foz do Iguaçu

ponte da amizade

Integrada ao projeto Beira Foz, a revitalização da Ponte da Amizade foi uma das primeiras bandeiras levantadas pelo Codefoz. – Foto: Kiko Sierich

A Ponte Internacional da Amizade é a principal ligação rodoviária entre o Brasil e o Paraguai. Nela circula a maior parte dos produtos comercializados entre os dois países, movimentando cerca de R$ 12 bilhões em exportações todos os anos. Ponte de integração, é caminho diário para trabalhadores, empresários, estudantes e turistas e indutora do comércio e dos serviços em Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.

A estrutura acaba de receber a primeira grande reforma desde a sua inauguração em 1965. As obras foram entregues pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, durante solenidade com autoridades brasileiras e paraguaias. Mais bonita e segura, a ponte revitalizada também proporciona maior comodidade para os pedestres e melhores condições de tráfego para os veículos.

Integrada ao projeto Beira Foz, a revitalização da Ponte da Amizade foi uma das primeiras bandeiras levantadas pelo Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico de Foz do Iguaçu) e uma reivindicação antiga da comunidade trinacional. “Quando o Codefoz foi criado, elegemos a luta pela reforma da ponte como marco número 1”, lembrou Roni Temp, presidente do Codefoz.

Temp: A revitalização faz parte das mudanças estruturais que estão sendo realizadas em Foz

Temp: Revitalização integra mudanças estruturais que estão sendo realizadas em Foz

Com as benfeitorias, a ponte passou a refletir a realidade de investimentos públicos e privados que fortalecem a região como destino turístico e um dos principais centros comerciais da América Latina. “A revitalização faz parte das mudanças estruturais que estão sendo realizadas em Foz do Iguaçu e na região. Queremos competir com os maiores centros de compras do mundo”, enfatizou Roni Temp.

Projetos para transformar a região

Na cerimônia de inauguração da revitalização da Ponte Internacional da Amizade, o ministro Maurício Quintella afirmou que a segunda ponte ligando o Brasil ao Paraguai é uma prioridade do governo federal e considerou a obra como “emblemática” e relevante para a relação bilateral entre o Brasil e o Paraguai. Quintella explicou que os técnicos do ministério estão trabalhando para a obtenção da licença ambiental.

O ministro ainda afirmou que apoia as outras duas demandas que beneficiam Foz do Iguaçu, a duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469) e a ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, com a construção de uma nova pista de pouso e decolagem. A concretização das obras resultará em desenvolvimento e expansão das atividades econômicas não apenas de Foz do Iguaçu como de toda a região das Três Fronteiras.

“Vamos trabalhar juntamente com a bancada de deputados federais do Paraná para garantir os recursos necessários para a construção da segunda ponte e os projetos importantes para a região”, disse o ministro. “O projeto da ponte já está contratado, precisamos da autorização ambiental e trabalhar a liberação dos recursos”, relatou.

Na solenidade, foi assinado o termo de doação dos projetos de duplicação da Rodovia das Cataratas para o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). O protocolo foi firmado pelo presidente do ICVB (Instituto de Promoção Turística do Iguassu), Altino Voltolini; o presidente do Codefoz, Roni Temp; o presidente do Fundo Iguaçu (Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu), Carlos Silva; o vice-presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, responsável pelos projetos; além do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek.

Rodovia das Cataratas

Estimado em R$ 98 milhões, o projeto de duplicação da Rodovia das Cataratas compreende 8,7 km da via, que será alargada para os dois lados entre o trevo de acesso à Argentina e a entrada do Parque Nacional do Iguaçu. As obras incluem a construção de avenidas marginais, ciclovias, passarelas de pedestres, dois passa-bichos, cinco retornos em nível com faixas extras de desaceleração e aceleração, um viaduto de acesso ao aeroporto, duas trincheiras, ponte elevada no Rio Tamanduá e uma rotatória próxima da entrada do parque.

Aeroporto

Em análise técnica pela Infraero, o projeto da nova pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu permitirá o recebimento de aeronaves de qualquer porte.

A pista será construída paralelamente à já existente, que se converterá em pista de taxiway, e terá três mil metros de extensão por 45 metros de largura. Além de aumentar a capacidade do terminal, permitindo voos diretos para Estados Unidos e Europa, oferecerá mais segurança nas operações, adequando o aeroporto às normas internacionais.

 

A ponte em números

Volume de exportação: R$ 12 bilhões por ano.

Principais produtos exportados: veículos, itens da linha branca, alimentos, máquinas e insumos agrícolas.

Principais produtos importados: soja, milho, girassol e carne.

Movimento diário de pedestres: 15 mil.

Movimento diário de veículos: 40 mil.

Movimento diário de caminhões: 300.

 

Detalhes da reforma

Recapeamento do asfalto.
Pintura.
Grades de proteção internas e externas.
Cobertura da passarela de pedestres.
Manutenção das juntas de dilatação.

 

A obra em números

Valor: R$ 10,3 milhões.
Duração: 18 meses.
Profissionais: 80.
Acidentes: nenhum.

 

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