Vila Yolanda: diversificar a economia sem perder as raízes
A Vila Yolanda é um dos bairros mais antigos de Foz do Iguaçu e conhecida pelas lindas árvores e ruas em homenagem aos pioneiros. Mas de onde surgiu esse nome? Quando chegou a Foz do Iguaçu, Tarquínio Joslin Santos, pai do ex-prefeito iguaçuense Osires Santos, comprou uma fazenda. No fim dos anos 50, ele loteou a propriedade. “Em homenagem à filha, colocou seu nome. Assim surgiu a Vila Yolanda”, conta o ambientalista e guia turístico-cultural Francisco Amarilla.
O bairro continua essencialmente residencial, mas tem registrado o fortalecimento e surgimento de novos estabelecimentos comerciais ano a ano. O desafio está na preservação da sua identidade sem fechar as portas para o aproveitamento do seu potencial econômico, sobretudo por causa da localização geográfica privilegiada: entre o centro e o corredor turístico que leva ao parque hoteleiro e aos atrativos que reúnem milhões de pessoas todos os anos.
Além de contar um pouco a história dos seus negócios, empresários associados à ACIFI revelam nesta reportagem quais são as vantagens de trabalhar e morar no bairro (visto que muitos têm moradia pertinho de suas empresas). Também apontam reivindicações em infraestrutura, como melhorias no trânsito, ordenamento urbano e restauração de asfalto de ruas e avenidas.
Klick Engenharia Elétrica
Credibilidade e confiança
A Klick Engenharia Elétrica é tradicional no ramo elétrico em Foz do Iguaçu. A empresa iniciou suas atividades em 1992, no bairro Maracanã, mas um tempo depois se mudou para a Rua Romário Vidal, mais precisamente em 1997. Na Vila Yolanda, abriu as portas num imóvel modesto. Com o passar dos anos, ampliou e diversificou suas atividades, o que a levou a adquirir uma sede maior em 2013, lembra o empresário e engenheiro eletricista Carlos Batista da Silva. “Começamos pequeno e ampliamos o negócio.”
Suas principais áreas de atuação são elaboração de projetos, consultoria, execução de mão de obra e plotagem. Entre os serviços realizados, destaque para instalações comerciais, prediais, industriais e residenciais; cabeamento estruturado, telefonia, tubulações para diferentes tipos de fiação; geradores e proteção contra descargas atmosféricas. Silva ressalta que oferece soluções personalizadas para economia de energia e seu uso racional. “Temos atendido muitos hotéis, inclusive em outras cidades”, comenta.
O engenheiro eletricista frisa que o diferencial da empresa, que possui 13 funcionários, é a credibilidade – conquistada com muito trabalho. “Faça chuva, faça sol, buscamos a máxima qualidade, sempre estudando bastante e buscando conhecimento para levar ao cliente”, afirma. Sobre a região onde trabalha há quase 20 anos, enaltece a beleza das ruas e avenidas, a segurança, a proximidade com o centro e a tranquilidade. “O bairro é muito bom”, resume.
Diretiva Marcas e Patentes
A proteção do investimento
A Diretiva foi fundada em 1994, com localização no Edifício Center Foz, onde permaneceu até 2002, quando se mudou para a Avenida das Cataratas. Em 2008, estruturou um serviço de propriedade intelectual, criando o Departamento de Registro de Marcas, Patentes e Registros Autorais. Três anos depois, a especialidade deu origem a outra empresa: a Diretiva Propriedade Intelectual, que este ano ganhou sede própria, também na Avenida das Cataratas, a uma quadra do escritório contábil.
O sócio-proprietário da Diretiva Marcas e Patentes, Renan Breda, conta que é grande a demanda por registro de marca, patente, direito autoral, indicação geográfica, enfim, o chamado ativo intangível. Uma curiosidade típica da fronteira é o atendimento de empresários do Paraguai que registram marcas no Brasil (e vice-versa) por causa da forte relação comercial. “Registrar marca de serviços ou produtos é proteger seu investimento. Marca registrada significa aumentar a geração de riqueza”, explica.
A respeito da Vila Yolanda, Breda elogia a proximidade com o centro e a sinergia entre comércio e moradores pioneiros. Contudo ressalta a necessidade de melhorar a qualidade do asfalto e desafogar as vias de tráfego intenso, sobretudo a Avenida das Cataratas (corredor turístico disputando espaço com transporte de cargas). “É preciso desviar o fluxo dos caminhões, cujo fluxo intenso ocasiona acidentes”, diz o empresário. Associada de longa data, a Diretiva compreende a importância do associativismo para o desenvolvimento da região trinacional. “A ACIFI tem um zelo muito grande pelo empresariado”, finaliza.
All Brazil Tours
Diálogo com turismo
A localização da Vila Yolanda é perfeita para a All Brazil Tours – agência de turismo receptivo com clientes de todos os estados e do exterior. O bairro tem acesso fácil e rápido para os hotéis, aeroporto e atrativos turísticos, bem como está a menos de cinco minutos do centro. “A escolha do bairro era um desejo antigo nosso pela logística. Tínhamos base no centro, mas havia problemas de mobilidade. Em 2008, mudamos para cá, na Rua Frederico Engel”, conta o empresário Licério Santos, que salienta ainda o espaço para circulação dos veículos da empresa.
O empresário ressalta o crescimento do bairro, que tem mantido as características residenciais ao mesmo tempo em que possui todos os serviços essenciais. Por outro lado, destaca a necessidade de patrulhamento ostensivo das forças de segurança, além de melhorias em infraestrutura, como limpeza urbana e operação tapa-buracos. “Outros dois problemas são o corte de árvores sem reposição e o avanço de instalações comerciais sobre as calçadas”, completa.
Presidente do Conselho Municipal do Turismo por dois anos, cita o diálogo entre o Comtur e a ACIFI, em conjunto com várias entidades, em prol do desenvolvimento socioeconômico de Foz do Iguaçu. Dentro dessa sinergia, vale destacar que a ACIFI, a convite da FACIAP, ocupa cadeira estratégica no Conselho Paranaense de Turismo. Licério representa a associação no colegiado estadual. “Não tem como dissociar o turismo do comércio. A visão dos empresários e das lideranças mudou muito nos dois últimos anos”, explica o empresário.
Metalúrgica Yolanda
Estruturas e coberturas metálicas
A Metalúrgica Yolanda é especializada em grandes estruturas e coberturas metálicas. Sua “digital” está espalhada praticamente em toda a cidade e no exterior, com a construção da base para armazéns, galpões, supermercados, depósitos, central de distribuição e até mesmo silos no Paraguai. Tudo isso sem deixar de atender os clientes que solicitam portões, grades e rufos residenciais, entre outros serviços de menor porte.
Esse portfólio foi conquistado com muito trabalho do casal Agripino Ayala e Mariestela Ayala, que fundou a empresa em 1986, na Rua Coronel Caetano Rocha. Com o tempo, os filhos gêmeos, Carolina e Carlos, começaram a ajudar na gestão do empreendimento. Ao ver as fotos das grandes construções na parede, bate na família aquela nostalgia da época da pequena serra manual e da modesta solda. Um baita contraste perto do recém-adquirido Munck, caminhão-guincho para levantar pesadas tesouras.
Natural do Paraguai, Agripino Ayala chegou a Foz em 1975 para trabalhar na Itaipu Binacional. Fixou moradia na Vila Yolanda e montou a metalúrgica a uma quadra da residência. A empresa faz uso do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica da ACIFI, bem como dos benefícios exclusivos para associados do Sicoob. “É uma mão na roda. A associação e cooperativa de crédito são nosso braço-direito para gestão do negócio. Sempre somos muito bem atendidos”, destaca Ayala.
Global Limp
Higiene e limpeza com profissionalismo
A Global Limp é especializada em produtos, equipamentos e tecnologia para higiene e limpeza, com depósito e administração na Rua Ignácio Sottomaior e showroom na Avenida das Cataratas –ambos na Vila Yolanda. A empresa possui sistema de limpeza profissional, consultoria e treinamento para todos os ambientes de estabelecimentos comerciais e residenciais, incluindo cozinhas, lavanderias e tratamento de pisos, além de sistema de comodato Santher.
O empresário Devalde Oliveira conta que o grupo atende a vários segmentos, principalmente hotéis, supermercados e farmácias. Diariamente a equipe de vendedores e técnicos sai à rua para fazer visitas previamente agendadas. “Nosso objetivo é oferecer produtos registrados e com laudos técnicos para garantir a segurança de quem faz a manipulação. Também treinamos os colaboradores a operar equipamentos e gerar economia de produtos e energia”, informa o comerciante, que usa o SPC da ACIFI.
Há sete anos na Vila Yolanda, Oliveira considera o bairro muito bom para morar e trabalhar. A região tem localização estratégica para o negócio porque está entre o parque hoteleiro e o centro da cidade. “A logística é ideal”, comenta. Contudo critica os acessos transversais ao longo da Avenida das Cataratas – com exceção dos cruzamentos com semáforos. “É uma via rápida, mas muitos motoristas ficam parados no lado esquerdo, travando o tráfego e aumentando o perigo de acidentes”, alerta. Por fim, menciona o abandono da praça central do bairro e as ruas sem saída que dificultam a circulação.
Centro Odontológico Adolfo Meine
Amor à profissão, humildade e profissionalismo
O Centro Odontológico Adolfo Meine é um dos estabelecimentos mais antigos da Vila Yolanda. Fundado em 1979, por Adolfo Meine, começou como laboratório de prótese na Rua Romário Vidal, tendo à frente Adolfo e Odílio Hermes.
Em 1980 foi criado o centro odontológico, ficando como responsável técnico Victor Churman. Dois anos depois, já na Avenida Iguaçu, Rogério Meine e Adolfo Meine deram continuidade à empresa.
Após anos frente ao empreendimento, Adolfo aposentou-se em 1996 e deixou a gestão para o seu filho Marcos Meine, juntamente com Rogério Meine. Os dois formam então a Clínica Odontológica Adolfo Meine.
Nestas quase quatro décadas de história, foram construídos fortes laços não só com a Vila Yolanda, mas com toda a comunidade iguaçuense. Para Marcos Meine, os pilares da empresa são o amor à profissão, humildade e profissionalismo.