Edição #14

Ações para pôr em prática na empresa

O que dá para fazer de diferente na sua empresa a partir de 2017 para que tudo flua da melhor forma? Pensando em facilitar sua vida, listamos cinco ações que você deve efetivar para pavimentar o caminho rumo ao sucesso do seu negócio. Confira:

 

1 – Realizar um bom planejamento do ano
Toda empresa deve reavaliar as finanças e, principalmente, fazer um planejamento para o próximo ano. Isso é ainda mais importante entre as micros e pequenas empresas, nas quais a falta de planejamento e de informações do mercado é a principal causa de morte delas.

Veja 4 medidas para melhorar seu planejamento financeiro:

  • Projete ganhos, custos e investimentos no seu fluxo de caixa do próximo ano;
  • Discuta cada área de operação da empresa, comparando os custos dos setores com a receita geral prevista para o seu negócio;
  • Reveja seu plano de negócios para nortear seus pensamentos sobre a empresa e trace um caminho para alcançar seus objetivos no próximo ano;
  • Estabeleça objetivos, desafios e necessidades em curto, médio e longo prazo.

 

2 – Estreitar laços com fornecedores

Uma grande parcela do sucesso de uma empresa se deve à qualidade de seus relacionamentos com fornecedores. Manter os contatos sempre por perto é essencial para sua empresa e para garantir sua competitividade. Os bons relacionamentos ajudam a encarar com mais força os diversos desafios. Alguns negócios gastam mais de 50% do seu faturamento com seus fornecedores. Portanto é fundamental que sua empresa selecione e atraia os melhores para estabelecer parcerias em longo prazo, a fim de conseguir melhores preços e condições de pagamento e desenvolver uma relação duradoura, em que todo mundo saia ganhando.

 

3 – Investir em marketing de divulgação conforme o negócio

Muitos micros e pequenos empresários ainda veem o marketing como um luxo para as grandes empresas ou um gasto desnecessário. No entanto não adianta ter um ótimo negócio se seus potenciais clientes não sabem que ele existe.

Crie um plano de divulgação adequado. Faça com que seus clientes se sintam especiais, mande cartas pelo correio, crie listas de e-mail, use o poder das redes sociais para encontrá-los onde quer que estejam. Com criatividade e planejamento, dá para encontrar maneiras de fazer um ótimo marketing por um custo menor.

 

4 – Separar de vez a vida pessoal da profissional

Separar a vida profissional da pessoal sempre foi um grande desafio para os empreendedores. Além de pensarem o tempo todo no seu negócio, muitos deles ainda têm sua vida financeira atrelada à empresa.

Para fazer a separação financeira, o ideal é que o empreendedor tenha duas contas – uma particular e uma da empresa – e separe um valor fixo mensal, como um salário, para cuidar de suas despesas pessoais. Se tirar dinheiro da empresa aleatoriamente, não há planejamento financeiro que aguente.

Quando é para separar o tempo, é mais fácil falar do que fazer. No entanto você deve manter horários específicos para trabalhar e horários de descanso. Além do fato de que uma pessoa descansada rende muito mais no trabalho. Não adianta nada matar-se de trabalhar e viver estressado e sem qualidade de vida.

 

5 – Capacitação e treinamento

Contratar um profissional pode exigir muito esforço e preparo para adaptar a cultura e realidade da empresa. Desenvolver habilidades das pessoas e formar talentos tornam-se uma necessidade para as empresas prosperarem no mercado. A tomada de decisão rápida e objetiva precisa de uma equipe preparada para assumir responsabilidades com conhecimento e visão na sua área de atuação. Não há tempo nem recursos para desperdiçar com planos e decisões estratégicas sem o conhecimento adequado.

O foco é capacitar a empresa, por meio de seus talentos, nas áreas específicas via treinamento com base na realidade da firma e do mercado. Os treinamentos devem ser específicos, claros e objetivos para a aplicação imediata, de acordo com o objetivo e metas do planejamento estratégico.

Saliento novamente o conceito de empresa enxuta com foco em soluções e resultados. Evitar cursos genéricos e priorizar treinamentos com foco nos resultados e soluções práticas de retorno rápido.

Fonte: Gestão Empresarial e ACIFI

 

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