Edição #14

Inove sem precisar abrir mão do seu “pão francês”

Augusto Cesar Stein: Um novo produto ou serviço pode ser adicionado ao seu portfólio sem precisar abrir mão do seu “pão francês” –  Foto: Kiko Sierich

 

 Augusto Cesar Stein

As previsões econômicas para 2017 indicam a tendência de um ano de lenta retomada de crescimento. Ainda assim é importante o empresário estar preparado para um período que ainda deve ser de muita atenção para a gestão interna do seu negócio, com equilíbrio e serenidade.

As duas principais atividades econômicas em Foz do Iguaçu também estão em compasso de espera, com expectativa de aquecimento. As cadeias do turismo e logística são altamente dependentes do cenário econômico em nível nacional e internacional.

Esteja atento para o que seus números e indicadores de gestão estão “dizendo-lhe”. Se eles estão em queda, com tendência negativa, não espere para tomar novas medidas. Quando o mercado e o ambiente macroeconômico não são positivos, o empresário precisa definitivamente implementar medidas próprias com mais intensidade e velocidade para alterar seus resultados.

Ao mesmo tempo, períodos de baixo dinamismo econômico também podem ser propícios para desengavetar ideias e projetos que necessitam de tempo e muita dedicação para ser alavancados.

Inove, experimente! É possível fazer pequenas alterações e incrementos em sua atividade sem precisar mudar de cara seu modelo de negócio atual. Um novo produto ou serviço pode ser adicionado ao seu portfólio sem precisar abrir mão do seu “pão francês”.

É importante também estar atento a possíveis oportunidades de negócios; momentos turbulentos também podem gerar possibilidades de novas aquisições e/ou expansões para preencher lacunas deixadas pelos concorrentes do setor.

Se você está pensando em iniciar um novo negócio, mais do que nunca a orientação é não economizar tempo para se organizar e planejar a atividade. Em geral, antecipar seis meses o início das atividades terá pouco impacto no sucesso em longo prazo do seu negócio; entretanto esses mesmos seis meses a mais de planejamento podem significar ganhos exponenciais no conhecimento e preparo do novo negócio.

Em tempos de informações abundantes, mas nem sempre confiáveis, relacione-se e converse com pessoas que conhecem o setor em que pretende atuar. Isso inclui possíveis fornecedores e mesmo concorrentes (os quais, quem sabe, podem tornar-se parceiros comerciais). Busque experiências similares, se possível de outras localidades e que ainda podem ser novidades na cidade, porém lembre-se de respeitar as particularidades de cada cidade.

Augusto Cesar Stein é consultor do Sebrae/PR em Foz do Iguaçu.

 

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