Portal Virando o Jogo ajuda a superar a crise
O acesso ao crédito pelas micros e pequenas empresas teve crescimento real de 35% entre janeiro de 2012 e agosto de 2016. Por outro lado, a inadimplência dos pequenos negócios foi de 3,08% a 8% no período avaliado. Os dados constam no levantamento inédito Indicadores de Crédito das MPE no Brasil, produzido pelo Banco Central e Sebrae, apresentado em novembro.
O lançamento do estudo ressalta a importância da mensuração de indicadores que norteiem as ações inclusivas dos pequenos negócios no Sistema Financeiro Nacional. “Esse monitoramento permanente vai nos apoiar no sentido de aperfeiçoarmos o nosso trabalho para que as micro e pequenas empresas tenham acesso cada vez mais favorável a crédito, condição fundamental para que sejam bem-sucedidas”, avalia Heloisa Menezes, diretora-técnica do Sebrae.
Entre as iniciativas citadas por Heloisa para que as MPEs contornem a crise está o portal Virando o Jogo, lançado pelo Sebrae com soluções e consultorias on-line. “Se a situação financeira está se agravando, é importante assegurar que a empresa ganhe fôlego. É preciso colocar as cartas na mesa e renegociar dívidas”, alerta o site. Visite-o no endereço www.sebrae.com.br/virandoojogo.
Reportagem especial
Ações para pôr em prática na empresa
Empresário deve contar com melhora para o segundo trimestre
Inove sem precisar abrir mão do seu “pão francês”
Portal Virando o Jogo ajuda a superar a crise