A sociedade muda, gostemos ou não
Prof. José Afonso de Oliveira
Há pouco tempo, a sociedade japonesa estava em avanço crescente e parecia, à primeira vista, que serviria de modelo para todo o mundo. Por conta disso, seus executivos resolveram contratar filósofos para trabalharem em tempo integral em suas empresas.
Pera aí, o que tem a ver Filosofia com desenvolvimento empresarial é algo um tanto difícil, senão mesmo impossível de poder ser entendido. Mas pensando melhor fica mais fácil entender que os empresários japoneses estavam tentando descobrir qual o sentido que deveriam dar às suas empresas, não no presente, pois este já era conhecido, mas no futuro, tentando descobrir o que seria consumido no futuro.
Para tanto era necessário saber gostos, ideias, procedimentos da sociedade nos próximos, digamos, 50 anos. Quem trabalha com isso são os filósofos, que sabem entender as ideias da sociedade e, por conta disso, foram chamados pelos empresários.
Ocorre que o atual mundo globalizado, complexo e mutável, trabalha muito mais com ideias do que com produtos. As grandes empresas atuais, Microsoft, Google, Facebook e tantas outras, na verdade são ideias em utilização na sociedade.
As sociedades estão em profunda transformação, e para isso é preciso entender que a Sociologia estuda a chamada Sociedade em Rede, que é exatamente aquilo que estamos vivendo no mundo agora globalizado.
O que existe hoje é uma tremenda rejeição às mudanças em curso, mas elas não dependem das nossas vontades, simplesmente passam a existir, e a nossa sociedade é mutante, novas perspectivas estão sendo colocadas, sendo necessário que possamos entendê-las. Para tanto, a Filosofia e a Sociologia são hoje extremamente necessárias. Se não conseguirmos entender as transformações que estamos vivendo, poderemos ser induzidos facilmente ao erro, com graves consequências.
Claro que é sempre muito mais agradável e sossegado ficar em casa indiferente, ao menos na aparência, ante todas as mudanças que estão ocorrendo. Pense bem, a internet, por exemplo, é uma grande invenção do final do século passado que está em contínua expansão, e ninguém consegue saber exatamente aonde ela vai chegar.
Mas é preciso também ter consciência de que a internet é gratuita, coisa verdadeiramente inexplicável nos dias atuais. Não tem custo, sendo altamente eficiente e necessária, pois muitas das coisas que fazemos hoje só são possíveis com a sua utilização.
Essa é uma tendência da sociedade atual que vai ampliando-se cada vez mais, passando pela Wikipédia, a maior enciclopédia que se conhece, inteiramente gratuita. Você deve estar lembrando-se dos vendedores da Enciclopédia Barsa, que a vendiam de porta em porta a preços exorbitantes. Veja, só por esses exemplos de como o mundo está mudando, precisamos, mais do que nunca, da Filosofia e da Sociologia para entendermos tudo o que está acontecendo e não ficarmos perdidos, sem saber exatamente como agir.
José Afonso de Oliveira é professor em Foz do Iguaçu.