A solução começa em casa
O poeta Carlos Drummond de Andrade, em seu poema “Receita de Ano Novo”, ensina uma lição valiosa para renovar a energia diante de novos desafios. “Para ganhar um ano-novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.”
Os versos do famoso poema podem muito bem ser adaptados à vida profissional na hora de pensarmos a nossa empresa para 2017. Isso porque às vezes focamos apenas em fatores externos para tomarmos decisões, como projeções de crescimento da economia ou tendências de mercado. Não que isso esteja errado. Está corretíssimo. Quanto mais informações estratégicas em mãos, melhor.
Nesse sentido, destacam-se alguns exemplos de indicadores econômicos. Após encolher, a economia brasileira deve crescer minimamente no ano que vem, pouco. Pela segunda vez em quatro anos, o Banco Central baixou os juros básicos da economia (agora de 14% para 13,75%, o que pode fomentar o crédito e o consumo). Já a inflação deve ficar abaixo do teto fixado em 6%.
Em Foz do Iguaçu, podemos destacar o crescimento da economia impulsionado pelo turismo, comércio e prestação de serviços. Considerado um termômetro, o Parque Nacional do Iguaçu deve chegar perto da boa visitação registrada no ano passado. O saldo de geração de empregos é positivo na cidade. A inadimplência, por sua vez, tem diminuído na comparação com 2015.
Por outro lado, também poderíamos listar indicadores preocupantes. É a história do copo meio cheio, meio vazio – ainda mais em momentos de incertezas políticas como temos vivido em todos os níveis de governo. A verdade é que uma análise mais aprofundada requer cruzar outros dados. Entretanto a proposta desta reportagem é outra.
O básico – Antes de aprofundar análises, precisamos investir energia e tempo para responder a uma simples pergunta: o que devo fazer na minha empresa para ter um ano melhor? Essa reflexão levanta outras questões: quais providências internas devo tomar para não depender de governos? Posso fazer algo diferente para garantir o crescimento? Tenho feito a lição de casa? E por aí vai…
Sem a pretensão de sugerir uma receita acabada ou respostas definitivas para as questões empresariais, a Revista ACIFI traz uma seleção de dicas que podem ajudá-lo a tornar o seu ano melhor. O objetivo é estimular a reflexão em torno de resultados e metas, propondo ações e medidas simples e práticas para o sucesso do seu negócio em 2017.
Reportagem especial
Ações para pôr em prática na empresa
Empresário deve contar com melhora para o segundo trimestre
Inove sem precisar abrir mão do seu “pão francês”
Portal Virando o Jogo ajuda a superar a crise