Edição #15

Aplicativo do Nota Paraná compara preços no comércio


Menor Preço permite a comparação de mais de 10 milhões de preços e estimula a concorrência entre os estabelecimentos comerciais do estado

Já é difícil imaginar a nossa vida sem aplicativos de celular. O app Menor Preço Nota Paraná, que faz pesquisa de preços para o consumidor com base nas notas fiscais emitidas no estado, já tem uma versão com mais funcionalidades. A primeira delas é a possibilidade de se pesquisar também em cidades do Paraná onde não se está, alterando a localização para qualquer região. A segunda é a facilidade de consultar uma mesma lista de produtos em diversos estabelecimentos. E a terceira é a capacidade de selecionar até três empresas favoritas. Também é possível filtrar preços por valor mínimo e máximo, distância e data da venda. A versão está disponível nas plataformas iOS e Android.

“O Menor Preço ajuda bastante na redução do custo de vida do paranaense. É um programa em que as notas fiscais são registradas on-line, ou seja, você tem acesso a preços que foram praticados minutos atrás”, diz o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa. De acordo com ele, por permitir a comparação, o aplicativo vai estimular mais competição entre os estabelecimentos e, com isso, promover a redução de preços.

Desenvolvido pela Celepar, o app oferece a possibilidade de pesquisa de mais de dez milhões de preços de produtos atualizados semanalmente por quase 61 mil estabelecimentos varejistas no estado. A plataforma utiliza como base informações de cerca de quatro milhões de notas fiscais eletrônicas emitidas todos os dias no Paraná.

Como funciona – Com o aplicativo, o consumidor consulta o preço de produtos por meio do código de barras ou o nome do item. Na versão atual, é possível informar a quantidade desejada de cada produto, e o Menor Preço calcula o valor total da lista.

Desenvolvido em parceria entre a Celepar e a Secretaria da Fazenda, o aplicativo é fácil de usar e permite ao usuário utilizar o leitor de código de barras, integrado a ele, para encontrar o preço do produto que deseja. Se não houver código de barras, basta digitar o nome ou a marca do produto para fazer a pesquisa. Não é necessário ser cadastrado no Nota Paraná para usar o app.

O Menor Preço deve trazer mais novidades nos próximos meses, com as funções de alerta e histórico de preço, uma versão para desktop e ainda apresentar links para integração a sites de e-commerce, permitindo que o usuário possa pesquisar o menor preço e, se quiser, já realizar a compra.

COMPARTILHAR: