Edição #15

Chute a gol da mulherada

As embaixadoras do Foz Cataratas/Coritiba – Foto: Christian Rizzi


A parceria do Coritiba com a equipe feminina do Foz Cataratas conta com apoio extracampo de profissionais de diversas áreas que compõem o grupo de embaixadoras do time

O time do Foz Cataratas/Coritiba é composto por meninas que deixaram para trás cidade e família para realizar o sonho de viver do futebol. Nessa rotina longe de casa, todo o apoio é bem-vindo. Por isso entre os profissionais que compõem a estrutura do time feminino de futebol estão as embaixadoras: mulheres que atuam em diferentes áreas conciliando seu trabalho com o apoio extracampo às atletas.

“Procuramos dar suporte pessoal às jogadoras”, explica uma das embaixadoras da equipe, Michelle Cecchin. “A ideia é que cada uma, dentro de sua área de atuação, ajude as atletas a desempenhar melhor o papel delas. Eu, por exemplo, como nutricionista, abracei o time e estou dando o suporte técnico-profissional para a equipe”, acrescenta.

O papel principal dessas profissionais é divulgar o time. As embaixadoras entendem a importância do Foz Cataratas/Coritiba e estão motivadas em contribuir para que a equipe cresça cada dia mais. “Nós queremos envolver as famílias de Foz do Iguaçu nesse projeto, levar as famílias para o estádio, incentivando toda a comunidade iguaçuense a apoiar as atletas que estão vestindo a camisa da cidade”, comenta a vice-presidente da equipe e também embaixadora, Elizangela de Paula Kuhn.

Dia Internacional da Mulher
Como forma de apresentar o time para a cidade e conquistar torcedores, o Foz Cataratas/Coritiba promoveu um amistoso no dia 8 de março, data em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Conhecidas como as Poderosas do Foz, as meninas venceram a equipe paraguaia Humaitá pelo placar de 8 a 0.

Com arquibancadas lotadas, em sua maioria de um público feminino, o evento superou as expectativas das embaixadoras, que reconhecem o longo caminho que ainda há para percorrer na busca pelo reconhecimento das mulheres no futebol.

“A figura do futebol feminino está começando a ser valorizada dentro do futebol. A mulher já tem várias conquistas, mas ainda há preconceito, ainda há violência contra a mulher, ainda há um desconforto em relação à liderança feminina. Esse é um retrato do que acontece na sociedade, nas empresas, e no futebol não é diferente. Há conquistas a comemorar e um longo caminho a percorrer para ocupar esse espaço”, complementa Elizangela.

Sobre o time
O Foz Cataratas Coritiba nasceu em 2010, firmando parceria com o Coritiba no ano passado. O time foi pentacampeão paranaense (de 2010 a 2014), vice-campeão e campeão da Copa do Brasil de 2010 e 2011, respectivamente, e terceiro colocado nesta mesma competição em 2015. Além disso, a equipe já disputou três Libertadores da América.

Parceria entre Coritiba e equipe feminina do Foz Cataratas
O Coritiba Foot Ball Club e o Foz Cataratas lançaram oficialmente sua parceria no mês de janeiro. A relação entre as duas equipes iniciou ainda em 2016 com conversas entre as diretorias. “Essa oportunidade é um orgulho. A tradição vitoriosa coritibana, de mais de cem anos, agora soma-se a esse time que é também vencedor, o Foz”, declarou o presidente coxa-branca, Rogério Portugal Bacellar.

Entre os objetivos do projeto com o time, o Coritiba busca intensificar ações de marca, por meio da ampliação da imagem institucional do clube, incentivando a modalidade. Além disso, a parceria reforça ainda mais o relacionamento com Foz do Iguaçu, cidade na qual o Coritiba vem realizando, há oito anos, pré e intertemporadas.

COMPARTILHAR: