A importância da união das entidades por uma Foz maior
Valter Cândido Domingos
A nossa bela cidade de Foz do Iguaçu está passando por um momento de forte turbulência política, o qual expôs o município a uma situação vexatória, mostrada em rede nacional de televisão com uma cobertura jornalística dos mais recentes fatos que resultaram na prisão do prefeito e de quase a totalidade dos vereadores. Não bastasse tamanho infortúnio, o candidato a prefeito que recebeu o maior número de votos no pleito de outubro de 2016 teve a sua candidatura impugnada em consequência dos impedimentos previstos na “Lei da Ficha Limpa”.
A denominada Operação Pecúlio, deflagrada pelo Ministério Público Federal e Polícia Federal, culminou com prisão do então prefeito Reni Pereira, bem como de dez vereadores presos preventivamente, cinco dos quais reeleitos no pleito de outubro de 2016, os quais tomaram posse em cumprimento a ordem judicial e sob escolta policial. Nossa cidade, conhecida mundialmente por seus encantos naturais, foi exposta negativamente em razão da corrupção enraizada no Executivo e no Legislativo local.
A população, atônita, clamou – e clama – por justiça, pelo afastamento de todos os políticos presos, denunciados e réus em ações penais em trâmite perante a Justiça Federal. A Ordem dos Advogados do Brasil, a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu e o Observatório Social não poderiam furtar-se de suas responsabilidades neste momento tão conturbado e, atendendo ao chamado da sociedade, lançaram a campanha “Basta de Vergonha!”, que tem entre seus propósitos a moralização na política iguaçuense.
Mas a moralização pretendida passa, necessariamente, por uma total transparência nos atos da gestão pública. Cientes disso elegeram como alvo, neste primeiro momento, o Poder Legislativo municipal; e na sequência as ações serão voltadas também para o Poder Executivo.
O prefeito eleito no dia 2 de abril será convocado para um diálogo franco, aberto, sem meias palavras, em especial quanto ao cumprimento de todas as promessas de campanha e a efetivação delas dentro dos prazos prometidos. Importante frisar que os seis candidatos que concorreram ao cargo de chefe do Poder Executivo municipal aderiram à campanha “Basta de Vergonha!”.
Outro ponto relevante da campanha refere-se à necessidade de conscientização da população sobre a fiscalização dos atos dos poderes públicos. A participação dos iguaçuenses, de forma direta ou por meio de suas entidades representativas, é de fundamental importância para que os objetivos perseguidos sejam alcançados. Para tanto, todos deverão tomar conhecimento dos projetos apresentados e discutidos no âmbito do Legislativo municipal.
Os iguaçuenses precisam acompanhar de perto o trabalho dos legisladores iguaçuenses para que, se necessário, cobrem a efetivação das promessas de campanha ou, até mesmo, apresentem sugestões de projetos de interesse da comunidade.
O controle da atuação dos poderes Legislativo e Executivo por parte da população é fundamental para o aprimoramento da democracia. De todo o ocorrido recentemente na política local se pode extrair um fato positivo: a união das entidades integrantes da sociedade civil organizada de Foz do Iguaçu. A força dessa união, surgida neste momento de humilhação de quem vê nossa cidade sendo motivo de chacota, poderá resultar em outros projetos tão relevantes quanto a campanha “Basta de Vergonha!”.
Aproveitemos este momento para declarar um novo capítulo para Foz do Iguaçu, a era da união pela retomada do progresso de nossa cidade, com a participação de todos em busca desse objetivo comum, deixando sempre muito claro que a sociedade iguaçuense está atenta à atuação de seus gestores, dos poderes constituídos, vigilantes na defesa da ordem jurídica e do Estado Democrático e de Direito, sempre pugnando pela aplicação das leis vigentes na defesa do interesse público.
Por fim, a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Foz do Iguaçu aproveita este espaço para conclamar todos os advogados e advogadas iguaçuenses, bem como todas as demais entidades representativas de nossa cidade, para que se unam e apoiem incondicionalmente a campanha “Basta de Vergonha!”.
O convite é para que estejamos unidos na elaboração de uma agenda única em prol de Foz do Iguaçu, que atenda aos anseios da população local na construção e implementação de políticas públicas que ressaltem o processo de administração planejada e legitimada democraticamente, bem como um controle mais eficiente sobre os gastos públicos.
Somente com a união de todos os cidadãos e cidadãs iguaçuenses é que conseguiremos lograr êxito nos objetivos buscados, como a erradicação da corrupção e da pobreza, bem como a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, pontos fundamentais para a construção de um futuro próspero para nosso município.
Valter Cândido Domingos é presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Foz do Iguaçu.
BASTA DE VERGONHA – Reportagem especial
Foz reivindica moralidade e fim da corrupção
Indignação é generalizada na comunidade
É hora de transformar a revolta em ação
Controladoria do município reivindica mais estrutura
Sociedade deve zelar pelo interesse público
“Corrupção é nefasta na vida do cidadão”
A importância da união das entidades por uma Foz maior