ACIFI apresenta reivindicações a Chico Brasileiro
Prefeito eleito visitou a entidade para ouvir demandas empresariais
O prefeito e o vice-prefeito eleitos, Chico Brasileiro e Nilton Bobato, estiveram na Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu para discutir temas relacionados ao desenvolvimento do município. Eles foram recebidos pelo presidente da ACIFI, Leandro Teixeira Costa, pelo presidente do Conselho Superior Deliberativo, Faisal Mahmoud Ismail, e por diretores e conselheiros da entidade.
Durante a reunião, Chico Brasileiro destacou que estão ouvindo os representantes das entidades para definir, em conjunto com a sociedade, prioridades da gestão iniciada em 1º de maio. “Faremos um governo de diálogo para definir questões imediatas, mas também estratégicas para o médio e longo prazo”, afirmou.
Já Bobato completou dizendo que a prefeitura deve ser um lugar voltado inteiramente para atender o cidadão iguaçuense, recuperando a credibilidade e a capacidade de investimento perdidas nos últimos anos. “Estamos aqui para ouvir e definir metas da sociedade. O dinheiro público é para ser devolvido com serviço público de qualidade”, disse.
Em nome da ACIFI, Leandro Teixeira Costa agradeceu a disponibilidade dos governantes em dialogar com a sociedade e apresentou as reivindicações da associação. O presidente também colocou a entidade à disposição para “ajudar a melhorar a gestão pública, com foco no combate à corrupção, busca por transparência e eficiência”.
REIVINDICAÇÕES DA ACIFI
Desburocratização
Adesão à REDESIM em todos os processos que envolvem a abertura e alteração de empresas.
Compras públicas
Elaboração do Plano Anual de Compras.
Decreto para pregão presencial (valorizar empresas locais).
Apoio ao Escritório de Compras.
Apoio à Casa do Empreendedor
Garantir a estrutura necessária para que a liberação dos alvarás de empreendedores individuais seja feita em no máximo três dias.
Observatório Social de Foz do Iguaçu
Compromisso de apoio e abertura ao trabalho do Observatório Social, especialmente nas ações de acompanhamento da aplicação dos recursos públicos e nas ações de cidadania fiscal.
Garantioeste – Sociedade Garantidora de Crédito do Oeste do Paraná
Apoio e aporte de recursos para o Fundo Garantidor de Crédito da Garantioeste, com o objetivo de fomentar e facilitar o crédito orientado e sustentável às micros e pequenas empresas de Foz do Iguaçu.
Aplicação da Lei do Ordenamento da Publicidade no município
A lei foi aprovada e regulamentada em 2016, mas ainda não está sendo aplicada.
Secretariado técnico e de preferência formado por servidores de carreira
Para redução de custos e garantia de efetividade na prestação dos serviços públicos.
Criação de comunicação direta e aberta com os secretários
Com o objetivo de acelerar o encaminhamento e resolução de questões ligadas ao empresariado e ao desenvolvimento da cidade.
Campanha Basta de Vergonha!
Apoio às ações de moralização e transparência na política e no poder público municipal e de redução dos cargos em comissão.