Edição #16

União pelo crescimento de Foz do Iguaçu

Itaipu Binacional defende conselho como instância de participação que contribui para fomentar o desenvolvimento sustentável da região

Desde abril, o jornalista Alexandre Teixeira ocupa o cargo de assessor especial do diretor-geral da Itaipu Binacional. A sua agenda diária é tomada de reuniões, eventos públicos e outros compromissos em que representa a empresa e promove a articulação institucional junto a órgãos públicos, organizações sociais e entidades privadas, parceiros da maior produtora de energia elétrica do mundo.

Para a mediação com a comunidade instituída pela Itaipu Binacional, Alexandre Teixeira defende a importância da sociedade civil organizada na busca de soluções aos problemas comuns. Neste contexto, o gestor destaca a atuação do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu) como instância de participação que contribui para fomentar o desenvolvimento sustentável da região.

Alexandre Teixeira, assessor especial do diretor-geral da Itaipu Binacional – Foto: Luiz Costa

Para o assessor da empresa binacional, a união é o caminho para a superação dos desafios de Foz do Iguaçu e das cidades do entorno. “Estamos em uma tríplice fronteira, região que cresce mas que tem problemas estruturais e sociais grandes”, aponta Teixeira. “A união de todos os players que integram o Codefoz, pensando em soluções para no mínimo 20 anos, pode dar um novo rumo para a região”, afirma.

Teixeira aponta que a cidade vive atualmente um momento de expectativas em relação a mudanças e melhorias. “Eu tenho uma visão de que a atual gestão da prefeitura municipal está bem comprometida com a cidade, com objetivos claros e transparentes. A sociedade está se unindo em prol de Foz do Iguaçu e da região. E o Codefoz tem um papel importantíssimo nesse trabalho”, expõe o assessor especial do diretor-geral da Itaipu Binacional.

Ampliar a parceria com o Codefoz
O objetivo da direção da Itaipu Binacional é ampliar a parceria com o Codefoz, segundo Alexandre Teixeira. Para ele, o diálogo, a união e a atuação conjunta resultarão na efetivação de projetos estruturantes e em desenvolvimento social e econômico para Foz do Iguaçu e região. A binacional foi uma das instituições fundadoras do conselho, em 2012, e desde então ocupa assento na mesa diretora do órgão.

Plenária do Codefoz realizada no auditório da Polícia Federal – Foto: Marcos Labanca

“O Codefoz tem bons projetos e excelentes parceiros. Acredito que em breve os projetos estruturantes que Foz precisa vão sair do papel, incentivados, guiados e comandados pelo Codefoz”, destaca. “A Itaipu Binacional não apenas segue a linha de parceria com o conselho como vai intensificá-la, porque acreditamos que o Codefoz é uma peça importante para o desenvolvimento sustentável”, completa.

Teixeira explica que a direção da Itaipu Binacional está à disposição do conselho de desenvolvimento socioeconômico para continuar atuando de acordo com as necessidades e o planejamento do órgão. A disponibilidade em colaborar, segue o gestor, inclui a participação da empresa nos cargos de direção do Codefoz, decisão que deve ser tomada pelo conjunto de associados do colegiado.

“Nós queremos somar. Nos colocamos à disposição do Codefoz para atuar onde a Itaipu puder ajudar. Já a participação da empresa na mesa diretora é uma decisão do Codefoz e dos seus players”, enfatiza Alexandre Teixeira. “A nossa certeza é a de que a direção da Itaipu Binacional quer se colocar lado a lado do conselho de desenvolvimento econômico para trabalhar juntos, onde a empresa for útil”, aponta.

Infraestrutura e ações prioritárias
Obras e projetos estruturantes considerados estratégicos pelo Codefoz para o desenvolvimento da cidade estão entre as preocupações da nova direção da Itaipu Binacional. De acordo com Teixeira, a empresa pode contribuir auxiliando na execução dos projetos, na elaboração de novas propostas e na captação de recursos dos governos estadual e federal ou de instituições internacionais de fomento e financiamento.

Para a efetivação das grandes obras demandadas pela comunidade iguaçuense, como a construção de viadutos, a revitalização e a duplicação de rodovias, a ampliação do aeroporto, entre outras, Teixeira acredita que a Itaipu Binacional pode agir como mediadora. “Temos de unir forças para tirar esses projetos do papel, concluir as obras e entregá-las para a população. A Itaipu pode ser o elo de união dos diferentes players”, expõe.

Enfatizando que o foco da Itaipu Binacional é a geração de energia elétrica, Alexandre Teixeira diz que a empresa vai continuar apoiando com força os projetos da área de responsabilidade social. “Queremos que as pessoas tenham incentivo para crescerem e caminharem pelas próprias pernas. Isso exige apoio, mas também investimentos em capacitação, acolhimento e geração de emprego e renda”, explica.

Para o gestor, o potencial turístico do destino e da região trinacional também requer investimentos contundentes. “Foz do Iguaçu é o segundo destino turístico do Brasil. Temos que investir mais no setor, pensar em novas alternativas e circuitos, aproveitando as possibilidades existentes na região do Lago de Itaipu, na Argentina e no Paraguai, país que vive um crescimento econômico maravilhoso”, conclui Alexandre Teixeira.

COMPARTILHAR: