Ações dos Núcleos do Programa Empreender
Treinamentos da ATC agradam aos participantes
Os encontros temáticos realizados pela Academia de Treinamento Corporativo (ATC), idealizada pelo Conselho do Jovem Empreendedor de Foz do Iguaçu (Cojefi), vêm agradando aos participantes. O Parque das Aves é uma das empresas que enviam colaboradores para todos os eventos. Segundo a diretora administrativa do atrativo, Jurema Fernandes, “os treinamentos propostos apresentam um bom conteúdo ao tema que se destinam, bem como trazem temas da atualidade. Considero de muita importância esta iniciativa, uma vez que a cidade ainda está se desenvolvendo na capacitação e desenvolvimento empresarial”.
Desenvolvendo potencialidades humanas
O Núcleo de Coaching da ACIFI promoveu, no dia 23 de agosto, o workshop Coaching e Autoconhecimento. O treinamento foi realizado no Centro de Capacitação Sindhotéis e reuniu 50 pessoas. A proposta era ajudar a despertar nos participantes o conhecimento de si mesmo e o quanto isso é importante ao desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. Uma vez que as pessoas passam a se conhecer melhor, potencializam suas forças e talentos. O conteúdo do curso foi trabalhado por meio de dinâmicas de grupo e outras atividades interativas, favorecendo ainda o networking.
Conselho da Mulher repassa R$ 15 mil ao OSFI
Criado em 2009 por iniciativa do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da ACIFI, o Observatório Social de Foz do Iguaçu desempenha um papel fundamental para garantir a aplicação eficiente de recursos públicos na cidade. Para executar seu trabalho, o OSFI conta com doações voluntárias de entidades e empresas que compreendem e valorizam a essência de sua atividade. Com esse pensamento, o Conselho da Mulher repassou ao Observatório, no mês de julho, R$ 15 mil referentes à renda obtida no 5º Bar & Negócio$ para Elas, evento realizado anualmente pela entidade feminina. Foi a maior doação já realizada.
Lei de incentivo tecnológico passa por revisão
Empresas do segmento de TIC de Foz, participantes do Núcleo de Tecnologia da Informação da ACIFI (NTI-FOZ), em parceria com o Codefoz, Itaipu, FPTI, POD/SRI (Programa Oeste em Desenvolvimento e Sistema Regional de Inovação) e poderes Legislativo e Executivo, trabalham na revisão da Lei de Incentivo à Inovação Tecnológica. A ideia é atualizar a norma vigente para a efetivação de políticas públicas que incentivem o desenvolvimento de inovações e permitam a criação de novos produtos, serviços e negócios na cidade. O texto está sendo avaliado por especialistas e deve ser encaminhado como projeto de lei à Câmara de Vereadores ainda neste ano.
Núcleo de Academias cria selo de qualidade
Praticar atividade física com regularidade é importante para manter a saúde, entretanto é fundamental ter a orientação correta para evitar problemas. Por isso, o Núcleo de Academias do Empreender criou um selo de qualidade com a proposta de identificar e atestar quais são os estabelecimentos licenciados capazes de oferecer atendimento adequado aos frequentadores. O selo é fixado na entrada das empresas e dá à população a certeza de que a academia conta com profissionais devidamente registrados no CREF e com demais condições de funcionamento.
Programa para atestar compromisso ambiental
Está em fase de elaboração o Programa Selo Foz Sustentável, cuja proposta é estimular a adoção de uma política pública com vistas a melhorar as condições ambientais na cidade e, consequentemente, a qualidade de vida da população. A iniciativa é desenvolvida em parceria pela prefeitura e Núcleo de Sustentabilidade da ACIFI. Após implantado, o selo será um reconhecimento de que empreendimentos, condomínios e indústrias adotam ações socioambientais e de redução do consumo de água, energia, de emissões diretas de gases de efeito estufa e para a redução ou reciclagem de resíduos sólidos.