Dicas de livros sobre a reforma trabalhista
CLT Comparada com a Reforma Trabalhista (2017)
Henrique Correia, Élisson Miessa, Raphael Miziara e Breno Lenza – Editora Juspodivm
A Lei 13.467, de 13 de julho de 2017, altera a CLT e provoca profundas modificações nas relações de trabalho no país. Para auxiliar o leitor no entendimento, a obra contém um índice alfabético-temático das novidades separado de acordo com o direito material e com o direito processual do trabalho. O conteúdo da CLT foi disposto de maneira que o leitor perceba de imediato as alterações do texto: os dispositivos que sofreram impactos pela reforma trabalhista estão divididos em duas colunas (nova redação x antiga redação).
Trabalhista! O Que Mudou? – Reforma Trabalhista 2017
Marlos Augusto Melek – Editora Estudo Imediato
O autor, juiz Marlos Augusto Melek, professor em cursos de Direito e Administração, membro da equipe de redação da reforma trabalhista em Brasília, explica didaticamente como era e como ficou a regra, tecendo breves comentários. O livro traz as mais de 200 mudanças da legislação, com indicações para aplicações práticas no dia a dia, sem o “juridiquês”.
Reforma Trabalhista – Entenda o que Mudou – CLT Comparada e Comentada
Luciano Martinez – Saraiva Editora
A obra possui estrutura objetiva e apresenta tabela com a CLT alterada pela reforma trabalhista e a CLT ainda vigente, trazendo os dispositivos alterados seguidos dos comentários do autor. Nesses comentários, estão incluídas análises doutrinárias, conferências de súmulas e de OJs que podem ser prejudicados com a reforma e até mesmo observações sobre a Adin 5766, ajuizada pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot contra artigos da Lei nº 13.467/2017.
Comentários à Reforma Trabalhista – Análise da Lei 13.467 – Artigo por Artigo
Homero Batista Mateus da Silva – Editora RT
Conhecido pela vasta produção acadêmica e pela coleção Curso de Direito do Trabalho Aplicado, o prof. Homero traduz com simplicidade e astúcia todos os meandros da reforma trabalhista de 2017, a maior que o Brasil conheceu em mais de 70 anos. O autor explica o que muda e o que permanece intocado nas relações entre empregado e empregador, entre os sindicatos e no funcionamento da Justiça do Trabalho, mantendo seu estilo de aliar simplicidade e abrangência em todas suas explicações.