Ser chefe é bem diferente de ser líder
Com algumas atitudes simples, você pode melhorar o seu desempenho e, consequentemente, o de sua equipe
Muitos desejam tornar-se chefes; essa costuma ser a ideia de sucesso profissional. Pelo menos segundo o senso comum do mundo corporativo, mas o caminho para chegar a essa tão sonhada conquista requer um conjunto de habilidades. Para alguns, pode ser estar na empresa certa, no momento certo. Para outros trata-se de determinação e trabalho incansável para desenvolver um bom currículo. A frase do escritor Ralph Emerson, “nada se obtém sem esforço; tudo se pode conseguir com ele”, ilustra bem essa situação.
Também é preciso levar em conta que quanto maior a conquista maior deve ser a responsabilidade e a humildade. Além disso, alcançar a posição é uma coisa, outra bem diferente, e que pode ser mais difícil, é permanecer no cargo.
Para aqueles que acreditam que já se esforçaram o suficiente para ser promovidos, vale lembrar que o líder terá uma equipe que dependerá de orientação e coordenação. Junto com a promoção vem também o fato de que o sucesso agora não mais será o resultado proveniente apenas do seu esforço. O líder tem de definir as metas e acompanhar os resultados da equipe, ou seja, fazer acontecer por meio da equipe.
Construir um time vencedor é provavelmente a mais essencial das habilidades de um líder de sucesso, e essa competência passa necessariamente pela questão de saber definir papéis para cada membro na equipe, levando em conta pontos fortes e fracos de cada um. O bom gestor sempre deixa as portas abertas para que o colaborador tire suas dúvidas e não tenha medo ou vergonha de se aproximar.
Cinco habilidades especiais que um líder deve ter
- Conhecer os talentos dos funcionários e usá-los em favor da melhoria da empresa
- Ter influência, não somente no setor de atuação, mas nos demais setores da empresa.
- Pensar adiante, trabalhar para o crescimento da empresa como um todo.
- Melhorar as pessoas que estão em volta, sempre dando feedbacks, monitorando e mostrando o caminho.
- Ser esforçado é algo essencial para quem deseja crescer profissionalmente. É necessário também ter energia, diligência e foco.