10 Dicas para manter o nome limpo
Para 82% dos brasileiros, ter o nome limpo é importante, mas 64% já pagaram alguma conta atrasada
Um levantamento nacional realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz descobriu que grande parte dos brasileiros reconhece a importância de manter as contas em dia. Dos consumidores entrevistados, 82% consideram que o nome limpo é um dos bens mais preciosos que uma pessoa pode ter. Apenas 6% disseram não se importar em ter o CPF negativado.
No entanto, apesar da aparente preocupação da maior parte da população, uma parcela significativa dos brasileiros admite assumir atitudes arriscadas. Seis em cada dez entrevistados (64%) reconhecem que já pagaram, pelo menos uma vez, alguma conta atrasada. Já o hábito de fazer um planejamento financeiro não é prática corriqueira para pelo menos 16%.
Outro dado que acende o sinal de alerta é que 14% da amostra confessou ter o costume de deixar de pagar algum compromisso financeiro para utilizar o dinheiro na aquisição de um produto que deseja ter, mesmo sem necessidade.
O diretor-executivo da ACIFI, Dimas Bragagnolo, lembra que a recuperação de crédito é fundamental para as compras de fim de ano e reforça que estar com o CPF negativado traz uma série de dificuldades na vida particular e profissional dos consumidores, como acabar impedido de realizar compras parceladas ou abrir contas em banco, enfrentar barreiras na hora de financiar um carro ou a casa própria e até mesmo conseguir uma recolocação no mercado de trabalho.