Cooperativismo para as futuras gerações
A semente do cooperativismo tem sido inserida constantemente no cotidiano das crianças e adolescentes de escolas municipais e particulares que compreendem a área de atuação do Sicoob Três Fronteiras. Até meados de setembro foram realizadas 23 palestras de educação cooperativista em oito escolas de Foz do Iguaçu e duas de Missal, para mais de 700 alunos; participação de mais de dois mil alunos do 3º e 5º ano no concurso cultural sobre cooperativismo; e cinco visitas de estudantes do 5º ano a agências das cidades de Foz e Matelândia.
Além das palestras, outro braço que tem auxiliado a disseminação do cooperativismo é o Expresso Instituto Sicoob. Equipado com 21 notebooks e acesso à internet, o ônibus oferece cursos que vão de noções de empregabilidade a cursos básicos de línguas, com duração mínima de quatro horas cada. A emissão dos certificados é feita na hora, desde que o aluno tire nota superior a 6 na avaliação final.
No mês passado, o Expresso atendeu adolescentes que frequentam o Centro de Atenção Integral ao Adolescente (CAIA) em Foz do Iguaçu e alunos da Escola Cooperativa Passos Firmes e da Faculdade Fama, ambas de Matelândia.
O ciclo de ações direcionadas às futuras gerações torna-se completo com o Cooperjovem, que desde o mês de abril capacita professores para trabalharem o cooperativismo de modo transversal em sala de aula. Estão envolvidos com o programa 61 professores de 32 escolas municipais de Foz, mais de quatro mil alunos e a Secretaria de Educação.
“O Cooperjovem é uma iniciativa muito bacana que proporciona aos nossos professores e alunos uma proposta educacional voltada aos princípios, valores e práticas cooperativistas. O trabalho mobiliza toda comunidade escolar, inclusive os pais dos nossos alunos. São ações que comprometem a todos os envolvidos num processo de construção que resulta no estímulo da formação profissional, cooperação, voluntariado e solidariedade”, afirma a secretária de Educação de Foz do Iguaçu, Lisiane Veeck Sosa.
Trabalhando com alunos e professores técnicas educativas com base nos princípios cooperativistas, o Cooperjovem visa despertar nos estudantes consciência sobre cooperação e apresentar o cooperativismo como forma de organização socioeconômica.
Consórcio, uma opção segura e vantajosa
O consórcio pode ser citado como um bom exemplo de cooperativismo, afinal une pessoas com o desejo de conquistar um objetivo comum, seja ele a médio ou longo prazo.
Para que contemple de maneira justa todos os envolvidos, o consórcio precisa ser administrado por uma pessoa de natureza jurídica que seja responsável pela contribuição mensal dos participantes, pelos sorteios e lances. É aí que entra o Sicoob. Visando oferecer produtos seguros e vantajosos para seus associados, o maior sistema de crédito cooperativo do Brasil conta com uma administradora exclusiva para o Sicoob Paraná, e uma outra também no sistema nacional.
É por isso que o Sicoob consegue oferecer taxas diferenciadas e atuar de forma consolidada nos segmentos de automóveis, motocicletas e imobiliário, com cartas de crédito que variam entre R$ 10 mil e R$ 250 mil.