Edição #3

Espaço Acifi

1Foz Futuro Limpo arrecada mais de 20 toneladas de lixo eletrônico
A terceira edição do Foz Futuro Limpo resultou na coleta de 20.490 quilos de lixo eletrônico. A população e as empresas atenderam ao chamado e, além de descartar corretamente celulares, televisores, telefones, computadores e acessórios, contribuíram com a doação de 610 quilos de alimentos ao Lar dos Velhinhos. Só de arroz foram 215 quilos; isso representa quase a metade do que é consumido por mês pelos idosos atendidos pela entidade. A ação é uma iniciativa da ACIFI, Núcleo de Tecnologia da Informação, Krefta, KM Consultoria, Rotary Clube Três Fronteiras, Sesi e Sindhotéis.

 

2Núcleo do Distrito Industrial
Idealizado pelo Programa Empreender, o Núcleo do Distrito Industrial é o décimo núcleo em atividade na ACIFI. Os empresários já estabeleceram um planejamento de ações conjuntas e acreditam que esse é um dos caminhos da busca por melhores respostas às demandas específicas do setor. Eles afirmam que investimentos em infraestrutura, transporte público, coleta seletiva do lixo, facilidade no acesso, segurança e iluminação são indispensáveis para o crescimento e consequente geração de empregos e renda. Durante a reunião de planejamento estratégico, por meio de dinâmicas, o grupo identificou objetivos, pontos fortes, pontos negativos, ações internas para contribuir com a gestão das empresas e ações externas que melhorem as condições já existentes. As estratégias deverão ser executadas até setembro de 2015.

 

3Caciopar reúne executivos e conselhos em Toledo
A Caciopar promoveu em setembro, na ACIT, em Toledo, o seu primeiro evento técnico com foco em cases, capacitações e palestras. A ACIFI foi representada pelos empresários Graci Braga, coordenadora do Conselho da Mulher Empresária e Executiva, e Rudney Lopes Vargas, diretor de Associativismo e coordenador do Núcleo de Metalúrgicas. O encontro foi uma oportunidade de aperfeiçoamento sobre a cultura associativista e troca de experiências.

 

4Visita técnica em Maringá e Londrina
Uma comitiva de Foz do Iguaçu esteve em setembro na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) e no Sicoob Central Paraná. Na visita técnica, dirigentes da ACIFI e Sicoob Três Fronteiras conheceram mais sobre o funcionamento das entidades, os sistemas associativos e cooperativos, assim como os serviços prestados. “O espírito empreendedor e associativista de Maringá nos serve de lição e pode nos auxiliar no processo de desenvolvimento, por isso a troca de experiências é muito positiva”, enfatizou o presidente do Conselho Superior da ACIFI, Roni Temp. Ele lembra que a ACIM é a associação comercial paranaense que possui o maior número de associados e é referência para o Paraná e em todo o Brasil pela organização, participação institucional da diretoria e fortalecimento da entidade ao longo dos anos. Os participantes também assistiram a apresentações do Codem (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá), Observatório Social e Conseg (Conselho Comunitário de Segurança).
Em Londrina, o grupo conheceu também a minicidade cooperativista, um projeto inovador e arrojado do Sicoob Norte do Paraná em parceria com a Escola Educativa. Foi feita toda simulação de uma cidade de verdade, onde os alunos realizam atividades práticas. O espaço inclui prefeitura, Câmara de Vereadores, sistema financeiro, Casa Cultural, livroteca, centro de convenções, Secretarias de Meio Ambiente e Turismo, horta e praça.

 

5Homenagem
Ao participar do lançamento da TV Digital da RICTV em Foz do Iguaçu, o presidente da ACIFI, João Batista de Oliveira, foi homenageado. A emissora afiliada da Record vem fazendo mais de R$ 10 milhões em investimentos em estrutura, equipamentos e tecnologia para melhorar ainda mais os serviços oferecidos no Oeste e Sudoeste do Paraná, e reconhece na ACIFI uma entidade que exerce um trabalho consistente em favor do crescimento diário da comunidade e do município.

 

6Legado da Copa
Juca Kfouri, um dos mais importantes jornalistas esportivos do país, atraiu cerca de 400 pessoas ao auditório do Hotel Golden Tulip. Em sua participação no 10º Ciclo de Palestras da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI), ele falou sobre o “Legado da Copa”. Elogiou a estrutura montada para receber o Mundial realizado no Brasil e criticou, sobretudo, a Confederação Brasileira de Futebol. “Precisamos mudar a maneira de ver futebol, começando por cima. Enquanto a CBF não mudar, continuaremos ladeira abaixo”, apontou.

COMPARTILHAR: