Edição #3

Onde você está e aonde quer chegar? Pergunte ao coach

Palestra (4)Apesar de ser uma das profissões que mais crescem no mundo todo, o coaching ainda é uma incógnita para boa parte dos profissionais e das empresas. Uma pesquisa da consultoria global Lee Hecht Harrison DBM constatou que cerca de 70% das organizações brasileiras não possuem diretrizes claras, consistentes e abrangentes em seus processos de coaching. Mas, afinal, para que serve essa ferramenta e como ela pode ajudar a transformar o dia a dia dos profissionais e da organização?

Coaching é um processo que visa aumentar a performance de um indivíduo, equipe ou empresa, por meio de ferramentas e metodologias cientificamente testadas, melhorando os resultados positivos e potencializando o poder pessoal. A parceria que se estabelece entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) está em busca do crescimento, aperfeiçoamento, felicidade, bem-estar e aprimoramento da qualidade de vida. Todo processo de coaching parte de um desejo de mudança. Quando bem aplicado, leva o profissional a buscar, nos entendimentos, alternativas e opções capazes de fazer com que ele amplie suas realizações e conquistas.

Por meio das técnicas estabelecidas pelo coach, o cliente parte de um ponto presente em que ele está pouco satisfeito para um ponto outro a que ele deseja e sente vontade de chegar, ou seja, sai do momento atual rumo a uma situação futura de maneira focada, planejada e consciente. Com o coaching o indivíduo usa de suas próprias capacidades e potenciais para chegar aonde quer, superando limitações e receios.

O coaching não é terapia nem consultoria, isso porque não trata aspectos emocionais ou psicológicos, ou seja, não aconselha nem diz o que fazer, não fornece soluções ou dá recomendações, práticas comuns na consultoria. O cliente irá achar soluções por meio do seu próprio desenvolvimento, amadurecimento e crescimento do que deseja transformar ou mudar.

O método foca no que a pessoa quer, considerando quais são os valores e crenças, isto é, o que realmente é importante para ela e no que ela acredita. O processo ajuda a definir um plano de ação e avalia continuamente o nível de comprometimento e o desejo do que se quer. Existe o life coaching, que serve para quem quer romper limites pessoais, mudar de carreira, abrir um negócio, obter realizações pessoais, ganhar mais dinheiro, emagrecer, parar de fumar, passar em concursos ou vestibulares, encontrar um relacionamento amoroso, entre outras situações.

No ambiente corporativo, o executive coaching promove mudanças positivas na qualidade de vida no trabalho ou entre equipes, aumento da eficácia e eficiência dos profissionais. As empresas podem recorrer ao coaching para aumentar as vendas, resolver conflitos e desenvolver lideranças.

O mais importante é sabermos que, a qualquer momento, podemos facilitar nossas conquistas, melhorar nossa performance e dar um “empurrãozinho” para deslanchar ou até mudar de área. Porém, para que as transformações não sejam aleatórias e o sucesso faça parte da estratégia, é importante a orientação de um profissional que descubra e estimule novas habilidades e trace metas a ser alcançadas.

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