Edição #3

Revitalização é resultado da mobilização da sociedade

Codefoz tem papel decisivo para melhorias na principal travessia entre Brasil e Paraguai, que completa 50 anos em março

Codefoz2

Símbolo das relações entre o Brasil e o Paraguai, a Ponte Internacional da Amizade caminha para sua maior reforma em quase 50 anos. A ordem de serviço assinada pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, marca a concretização de um dos projetos prioritários do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu).

O projeto executivo para reforma e revitalização foi custeado pelo Fundo Iguaçu (Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu) e coordenado pelo Codefoz, sendo depois doado ao governo federal. Desde então, o conselho mobilizou a sociedade civil organizada e trabalhou ao lado do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para a realização da licitação e assinatura do contrato e da ordem de serviço.

A obra prevê mais segurança e conforto para a travessia de pedestres e motoristas. Os blocos de concretos serão recapeados, e o pavimento rígido e as juntas de dilatação serão substituídos. Toda a passarela de pedestres será coberta. A ponte ganhará pintura e iluminação novas. O gradil metálico interno e externo será adequado, inibindo a operação de rapel de mercadorias contrabandeadas.

O consórcio contratado, CSO-Gaissler, terá um ano, a partir de outubro, para concluir o trabalho. Serão investidos R$ 10,2 milhões. Seu representante, Luiz Matsumoto Vargas, informou que, no auge das obras, cerca de cem empregados trabalharão na reforma. O consórcio é o mesmo responsável pelas obras de duplicação na BR-277, na altura de Medianeira, a 57 quilômetros de Foz do Iguaçu.Codefoz23

Durante a assinatura da ordem de serviço, Passos destacou o diálogo intenso entre Brasil e Paraguai, bem como a importância da travessia para a economia e para o turismo. “A Ponte da Amizade é um elo, construída há quase meio século, e tem uma importância estratégica nessa relação. É importante fazer a sua recuperação já que fazia bastante que um serviço desta natureza não era realizado”, afirmou.

Apoio – Durante a solenidade, Passos cumprimentou todos que somaram força à causa, como o Codefoz, a Itaipu Binacional e a Receita Federal. “Enfim, a todos que mostraram interesse e de alguma forma apoiaram. Vamos começar a trabalhar desde já para daqui a um ano estar com uma ponte nota 10”, disse.

O superintendente do DNIT no Paraná, José da Silva Tiago, também destacou a importância do conselho para viabilizar a obra. “O resultado é fruto de uma reunião entre o Codefoz, Itaipu, ACIFI, Receita Federal, DNIT, Fundo Iguaçu e UDC. Naquela ocasião se lançou a semente desse desafio. O Codefoz se empenhou bastante no projeto e auxiliou DNER nesses levantamentos.”

Defensor da ação, o Codefoz cumpriu o seu papel de mobilizar a sociedade civil organizada e apoiar o poder público para a concretização de grandes projetos para a região, afirma seu presidente, Danilo Vendruscolo. “Agora precisamos acompanhar todos os passos da revitalização, para que ela ocorra com sucesso. Queremos uma fronteira bonita e segurança para os moradores, trabalhadores da fronteira e para os turistas”, resumiu.

Câmara técnica discute alternativa de segurança durante reforma

Representantes da Câmara Técnica de Segurança Pública do Codefoz estão discutindo medidas necessárias para garantir o tráfego durante a revitalização da Ponte da Amizade. O objetivo é manter um diálogo constante com a empresa que realiza a obra e com autoridades paraguaias, informa o coordenador da CT, Carlos Roberto Sucha, chefe de assessoria de informações da Itaipu.

Os membros da câmara técnica estudam a possibilidade de restrição de trânsito de certos tipos de veículos, como caminhões, para facilitar a reforma. Outra alternativa é interromper fluxos de ida e vinda em determinados horários. Os trabalhos devem ser realizados preferencialmente à noite para não atrapalhar o tráfego de veículos e pedestres na ponte.

Segundo o superintendente do DNIT no Paraná, José da Silva Tiago, a obra começa em outubro, possivelmente com as atividades de menor impacto ao tráfego para não prejudicar o período de férias, turismo de compras e colheita de grãos no fim do ano. “Temos trabalhos de andaime, limpeza e pintura que não precisam mexer com a parte de superestrutura superior da pista e passarela”, disse.

Você sabia?
Inaugurada em 1965, a Ponte Internacional da Amizade completa 50 anos em 27 de março de 2015. A reforma anterior aconteceu em 2002, porém foi menor em relação à atual revitalização.

COMPARTILHAR: