Espaço ACIFI
Free shops
A senadora Gleisi Hoffmann esteve reunida com diretores e associados da ACIFI para falar sobre o atual processo de regulamentação do regime de lojas francas, os chamados free shops, em Foz do Iguaçu e outros municípios de fronteira. No encontro, os comerciantes falaram das principais dúvidas sobre a portaria do Ministério da Fazenda. O superintendente da Receita Federal no Rio Grande do Sul, Paulo Renato Silva da Paz, um dos encarregados da regulamentação do projeto, informou que será necessária a criação de uma lei municipal para permitir a instalação desse tipo de comércio na cidade e adiantou que não será possível adotar medidas específicas para proteger o comércio local da concorrência. “Os critérios ainda serão regulamentados pela Receita, por isso essa reunião foi de esclarecimentos e para ouvir a realidade local para permitir que a implantação seja equilibrada, coerente e não prejudique o comércio local”, explicou Gleisi. A senadora surgiu a formação de um grupo de trabalho para acompanhar os trabalhos de uma forma mais sistemática.
Compra Foz
Empreendedores e gestores de Foz, Santa Terezinha de Itaipu e Londrina participaram, em novembro, do curso Compra Foz do Iguaçu. Promovido pelo Sebrae/PR e ACIFI, o treinamento, que faz parte do Programa Compra Paraná, teve seu conteúdo baseado no incentivo às micros e pequenas empresas a participar de licitações públicas e compras governamentais nos âmbitos municipal, estadual e federal. Nas aulas, a professora Janete de Oliveira explicou como funcionam os processos de licitação e de que forma as micros e pequenas empresas podem concorrer, e ainda esclareceu sobre o tratamento diferenciado que a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa reserva às micros e pequenas empresas no que se refere às compras públicas e governamentais. Os alunos aprenderam, na prática, procedimentos para fazer parte do cadastro de fornecedores e habilitar-se para as licitações.
Galeria
O retrato do empresário Roni Temp já está na Galeria de Fotos dos Ex-Presidentes da ACIFI. O atual presidente do Conselho Superior esteve à frente da diretoria de 2012 a 2014. Diante de diretores, conselheiros, colaboradores e familiares, Roni relembrou sua trajetória em Foz do Iguaçu e na entidade. “Comecei no Conselho Jovem Empreendedor e jamais imaginei que algum dia minha foto estaria ao lado de pessoas que tanto contribuíram para o associativismo, como Pedro Basso, Arnaldo Bortoli, Tibiriçá Guimarães e tantos outros que admiro. Estar aqui é um privilégio”, disse.
Magnífico
Ao participar da reunião de diretoria, o reitor da Unila, Josué Modesto dos Passos Subrinho, destacou a expansão da universidade. Para 2015, está prevista a implantação de 24 novos cursos de graduação, além da ampliação de atividades de extensão e pós-graduação. A meta pactuada com o Ministério da Educação é de 703 técnicos e 628 docentes, visando à implantação dos 41 cursos. O reitor lembrou que, no último ano, a instituição triplicou o número de técnicos e duplicou o número de docentes. Subrinho aproveitou para parabenizar pela reportagem especial sobre o curso de Medicina publicada na terceira edição da Revista ACIFI. “A implantação do curso foi uma conquista muito aguardada pela comunidade da região, e acredito que o crescimento da universidade nas áreas acadêmica, institucional e de infraestrutura está permitindo uma avaliação positiva da Unila pelos diversos segmentos da sociedade”, avaliou.