Com apoio do Fundo Iguaçu, Prefeitura lança edital de concessão do Marco das Três Fronteiras
Um dos locais mais conhecidos de Foz do Iguaçu – a região onde está o Marco das Três Fronteiras, ponto onde se unem Brasil, Paraguai e Argentina – será revitalizado e ganhará atrativos que poderão receber mais de 1 milhão de turistas por ano, a partir da execução do projeto desenvolvido em parceria entre o Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu) e a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.
O projeto, que prevê também a recuperação do Espaço das Américas, hoje quase totalmente destruído, será implantado pela empresa que vencer a licitação para assumir aquela área, conforme estabelece o edital de concessão lançado pela Prefeitura. Além de desenvolver o projeto, a empresa poderá operar o novo atrativo por um prazo de 15 anos, renovável por mais cinco. Os investimentos previstos são da ordem de R$ 30 milhões, incluindo a outorga que deve ser paga diretamente aos cofres municipais.
Parceria
“Fizemos um trabalho em parceria, que envolveu a contratação de consultoria especializada, contratada pelo Fundo Iguaçu, e a equipe comandada pela procuradora municipal Letizia Jimenez Abbate Fiala, pelo Leandro Vandré Heineck, da Secretaria Municipal de Turismo, e também pelo professor José Borges Bonfim Filho. Esperamos, agora, que as empresas interessadas participem da licitação e possamos revitalizar o Marco das Três Fronteiras e o Espaço das Américas, pois acreditamos que, juntos, esse dois espaços possuem um grande potencial turístico”, afirma o presidente do Fundo Iguaçu e superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla.
Um dos aspectos interessantes do edital, segundo ele, é que os moradores de Foz do Iguaçu terão acesso livre ao espaço, mediante cadastramento prévio. “O que será pago serão os passeios nos atrativos (torres), o estacionamento e o consumo na loja de souvenires, café e restaurante”, informa.
Critérios
Os envelopes com as propostas serão recebidos e abertos no dia 2 de junho. O edital, lançado no ano passado, passou por uma série de adaptações, para sanar dúvidas que surgiram entre as empresas interessadas.
O edital de concessão prevê que será vencedora a empresa que combinar os critérios de maior oferta pela outorga da concessão de uso com o de melhor técnica, ficando responsável pela implantação, operação, administração, manutenção, conservação, vigilância, modernização e desenvolvimento turístico da área. A empresa vencedora ficará responsável pela indenização da posseira que ocupa a área e, também, deverá pagar um percentual mínimo sobre o faturamento bruto para a Prefeitura.
Novo atrativo turístico
O projeto do Fundo Iguaçu prevê a instalação de uma série de atrativos na região do Marco das Três Fronteiras, abrangendo o Espaço das Américas e as margens do Rio Paraná, no local onde será construída a segunda ponte internacional de Foz do Iguaçu, ligando com a cidade de Presidente Franco, no Paraguai. Com 760 metros de comprimento e 19 de largura, a futura ponte, que será do tipo estaiada, tirará da Ponte da Amizade – entre Foz e Ciudad del Este – o tráfego de veículos pesados.
No projeto, o que mais se destaca é a implantação de três torres, no formato de árvores (a Araucaria angustifolia, símbolo do Paraná, norteou o conceito do projeto), distantes entre 50 e 100 metros uma da outra. Elas serão instaladas próximo ao Espaço das Américas, na área onde havia um estacionamento.
As torres, com até 60 metros de altura, serão de concreto e metal, mas revestidas com plantas, dentro do conceito de arquitetura verde. Em cada uma delas o turista (e o morador) terá atividades, como escalada e arvorismo, além de poder contemplar a região lá do alto. As torres serão interligadas por passarelas suspensas.
Na confluência dos rios Paraná e Iguaçu, o projeto prevê a criação de um show de águas dançantes e projeção de imagens em cortina d´água. Haverá ainda, entre outros atrativos, espaço para exposições, loja de souvenires, restaurante, café, memorial, mirantes, decks na área do Marco das Três Fronteiras, trilhas, bicicletário, playground e um píer para passeios de barco no Rio Paraná e no Rio Iguaçu.
O secretário de Turismo, Paulo Tremarin, estima que a revitalização do Marco das Três Fronteiras e do Espaço das Américas poderá aumentar em até um dia o tempo médio de permanência do turista na cidade.
Retirada
As empresas interessadas em participar da licitação podem retirar o edital de concessão na Secretaria Municipal de Turismo, mediante pagamento de taxa de R$ 100 e apresentação de uma autorização, obtida pelo e-mail leandro.lvh@pmfi.pr.gov.br. A secretaria funciona na Avenida das Cataratas, 2.330 – Vila Yolanda. Telefone: (45) 2105-8100.
As empresas também poderão agendar previamente uma visita técnica à região do Marco das Três Fronteiras, em duas datas: 27 ou 29 de maio. A entrega dos envelopes com as propostas deve ser feita no dia 2 de junho, às 9 horas.