A arte de empreender
De repente, a lojinha vira uma baita loja na quadra. Do nada, a porta abre novos mercados. Num segundo, a fábrica de fundo de quintal começa a exportar para a Europa. Amanhece, a cidade ganha uma linha turística para redescobrir suas origens. Com toque de Midas, o pedregulho vira ouro! Quando se vê, a impressão 3D é feita aqui. Num piscar, a obra está pronta!
Bem que o sucesso empresarial poderia ser assim, tudo tão rápido e fácil? Mas é claro que ninguém sobe na vida de elevador supersônico. Pode até cair a jato, mas subir rápido assim não… Por trás das histórias dos empresários de Foz do Iguaçu retratados pela Revista ACIFI nesta edição estão dois verbos trabalhados com muito suor diariamente: empreender e inovar.
Ao falar de empreendedorismo e inovação logo vêm à mente alguns mitos, como: só quem faz o que gosta tem sucesso; empreendedorismo é coisa de rico; apenas as pessoas que têm dinheiro terão sucesso ao empreender; quem fracassa uma vez vai fracassar sempre; é preciso ter ideias geniais para empreender; e por aí vai. O livro O segredo de Luísa, de Fernando Dolabela, revela que esses conceitos são todos relativos.
Uma definição simples vem do Sebrae, parceiro da ACIFI ao lado da Faciap no Programa Empreender: empreendedorismo são habilidades para ideação, construção, gerenciamento e desenvolvimento de projetos e negócios, tanto no ambiente social como empresarial. Empreendedor significa, acima de tudo, ser um realizador que produz novas ideias por meio da harmonia entre criatividade e imaginação.
Para tornar-se um empreendedor de sucesso é preciso reunir imaginação, determinação e habilidade de organização e de liderança. Isso têm de sobra os homens e mulheres por trás da Sollo Mimo, Metalúrgica Laranjeiras, HG Confecções, Jel Brasil Serviços, Loumar Turismo, Copyvic Copiadoras, Sol Pedras e Miss Laura.
Eles contaram para a gente um pouco de suas trajetórias como empresários de pequeno, médio e grande porte, sem esconder os altos e baixos, mas com muita coragem para encarar os desafios e aumentar a competitividade e rentabilidade de seus negócios. Conheça um pouco dessas histórias das empresas de iguaçuenses. A próxima pode ser a sua! Basta acreditar, inovar e empreender.
5 de outubro é o Dia do Empreendedor
A data teve origem em 1999, com a Lei 9.841, que instituiu o primeiro Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, e que criou o Simples Nacional. O estatuto valeu até a criação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06), que estabelece medidas para melhorar o ambiente de negócios para o setor.
REPORTAGEM COMPLETA
A arte de empreender
Histórias de empreendedores iguaçuenses
Características do empreendedor
Tira-dúvidas sobre empreendedorismo e inovação
Programa Empreender, uma ferramenta para crescimento
Foz sediará InnovaCities LatinoAmérica em novembro