Edição #9

A favor da logística e contra a corrupção

Em artigo publicado na Revista ACIFI, o presidente João Batista de Oliveira fala a respeito dos gargalos existentes na Região Oeste e aponta para a necessidade de, juntos, combatermos a corrupção instalada no país.

_MG_8474_Nosso país não pode alcançar o desenvolvimento pleno se não tiver um amplo planejamento logístico, com a interligação de modais e a integração de todo o território da maneira mais eficiente possível. As deficiências na infraestrutura de transportes e logística do Brasil são mais do que conhecidas e estão estampadas no noticiário quase que diariamente.

É evidente que a evolução não acompanhou o crescimento da demanda e hoje ela já se encontra saturada. Em um momento de baixa atividade econômica e de crise de credibilidade como o que atravessamos atualmente no país, a indústria, comércio, serviços e agronegócio veem suas dificuldades aumentarem e sua competitividade diminuir, principalmente diante de nossos concorrentes, que estão em todas as partes do mundo.

No caso do Paraná, temos vários gargalos que precisam ser solucionados e é necessário que a Região Oeste receba investimentos estratégicos. Recentemente a sociedade e, em especial, o setor produtivo, numa iniciativa liderada pela Caciopar e Programa Oeste em Desenvolvimento, decidiram que é hora de debater o tema com mais profundidade. A reivindicação é para que tenhamos canais eficientes e seguros para a circulação de pessoas e escoamento da produção.

A falta de planejamento e a não realização de obras essenciais criaram gargalos logísticos, que reduzem a competitividade de nossos produtos, principalmente os classificados como commodities, por isso está claro que a nossa região merece mais investimentos. O Oeste paranaense, como um todo, deve ser contemplado com projetos que atendam às suas necessidades e possibilitem seu crescimento.

Apesar disso, o fim de 2015 não deve ser de lamentos. Pelo contrário, o cenário que se apresenta hoje deve servir de estímulo para que todos os empreendedores busquem ânimo para seguir em frente. E, principalmente, tomem consciência de que precisamos de uma grande união para que o país volte a crescer e encontre, de uma vez por todas, os rumos de seu desenvolvimento econômico e social. É por meio da mobilização de toda a sociedade, principalmente pela ação das entidades representativas, as quais devem remar juntas e numa só direção, que teremos força e uma visão de planejamento de longo prazo.

A ACIFI, como todo o sistema associativista do Paraná, está liderando em Foz do Iguaçu a coleta de assinaturas para o abaixo-assinado “10 medidas contra a corrupção”. A ação é proposta pelo Ministério Público Federal, que atua contra diversos tipos de corrupção em todo o país. A diretoria entende que é papel da entidade assumir causas como essa e que nossas lideranças precisam estar engajadas a favor de medidas que tragam ao nosso país transparência, respeito e ética com a coisa pública.

A nossa expectativa é que em 2016 a crise institucional se resolva e amenize as desconfianças do mercado, sendo possível seguir em frente acreditando em um país mais bem planejado e mais justo com os que nele acreditam.

COMPARTILHAR: