O desenvolvimento e a logística
Foz do Iguaçu tem trabalhado firme para desenvolver a sua economia. Prova disso são os investimentos da iniciativa privada e do poder público, em especial no turismo e na prestação de serviços, que têm gerado bons resultados à comunidade. Entre os indicadores positivos, destaque para os recordes de visitação aos atrativos turísticos e para a expansão da saúde e educação. Agora chegou a hora de também dar atenção à outra vocação econômica: a logística.
Mas que “trem” é esse? Apesar de presente de alguma forma na vida de boa parte da população, a logística parece estar longe do vocabulário da maioria dos iguaçuenses. É uma palavra quase restrita às rodas de conversa de quem trabalha em atividades como exportação, importação, transporte e armazenagem. É quase uma contradição, afinal o turismo e a logística são as duas principais cadeias propulsivas da cidade. Juntos, são responsáveis por 54% dos postos de trabalho.
Há um potencial econômico adormecido na região. Foz do Iguaçu tem localização privilegiada na fronteira com Paraguai e Argentina, sendo uma das alternativas de muitos centros econômicos nacionais e internacionais para o Pacífico (leia-se para o crescente mercado asiático). Além da posição geográfica, conta com rodovias, pontes, alfândega e rios estratégicos, bem como com empresas do segmento.
Não é de hoje que determinados círculos da sociedade debatem esse conjunto de fatores como um dos caminhos para o nosso desenvolvimento. A própria ACIFI tem defendido, de longa data, avanços na logística, como ocorreu na Agenda 19, lançada em 2004. A articulação da entidade chegou a colocar o tema na plataforma de candidatos a vereador, prefeito, deputado estadual e deputado federal, mas a complexidade da pauta impediu maiores avanços.
De uns tempos para cá, entretanto, o assunto ganhou peso, principalmente após a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE), um estudo encomendado pelo Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu) à Fundação de Economia e Estatística da Universidade de Santa Cruz do Sul. O documento aponta o turismo e a logística como as principais molas propulsoras da economia iguaçuense.
Agora o debate ganhará novos horizontes a partir dos encaminhamentos do 3º Congresso da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar). Durante o evento, o Programa Oeste em Desenvolvimento criou a Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística, cujo objetivo é apresentar alternativas que eliminem os gargalos estruturais e logísticos para melhorar o crescimento sustentável da região.
Para ampliar o debate sobre o assunto, a Revista ACIFI mostra quais serão os primeiros passos da câmara técnica. A reportagem especial também traz análises de lideranças empresariais, industriais e políticas do Paraná; apresenta estudos que revelam desde já alguns dos entraves do segmento; e veicula a opinião de quem está no dia a dia na labuta. Boa leitura!
REPORTAGEM COMPLETA
O desenvolvimento e a logística
Câmara técnica vai elaborar diagnóstico sobre logística
Congresso expõe necessidade de estudos para eliminar gargalos
Fortalecer a parceria com a universidade é uma das saídas
“Foz vai perder o bonde da história se demorar para agir”
Principais gargalos em Foz e região
As virtudes da região são imensas
Desafio é a logística de transportes
Ineficiência da infraestrutura e logística são gargalos para agronegócio paranaense